A+
A-
Fotos: Adson Boaventura

Workshop debate relações governamentais no Brasil

Evento do curso de Relações Internacionais da UCB contou com vários profissionais da área e atraiu estudantes de diferentes cursos

O curso de Relações Internacionais e a Escola de Humanidades, Negócios e Direito da Católica realizaram nesta segunda-feira (7) o VI Workshop RI UCB. O evento teve como tema as “Relações governamentais no Brasil: desafios profissionais diante de um ambiente de reformas”.

O cientista político Creomar de Souza, da Dharma Political Risk and Strategy, abriu o evento com a palestra “Agenda de reformas: o papel do profissional de Relações Governamentais na tramitação de propostas legislativas”. Dentre os conselhos para os futuros profissionais da área, Creomar listou três: “escutar, estudar e se relacionar”. Para o aperfeiçoamento profissional, o cientista político citou que é “necessário ter a clara percepção do que você faz bem e do que você não faz bem. Coloque o máximo de paixão possível em tudo aquilo que você for fazer; faça de forma técnica e ética”.

Na sequência, foi formada a primeira mesa de debate, que teve como tema “O incentivo das Relações Governamentais ao diálogo entre atores da sociedade: elemento promotor da democracia”. Participaram da atividade Luisa Araújo, da Umbelino Lôbo Assessoria e Consultoria, e Ulisses Rapassi, da Prospectiva Consultoria. Os palestrantes destacaram a importância da comunicação e do diálogo entre o setor público e privado, bem como a interlocução com os poderes públicos.

O tema diálogo também foi destacado na mesa seguinte, composta por Fernanda Burle, do MJ Alves e Burle Advogados e Consultores, e Andresa Porto, da Pulso Público Consultoria. Eles debateram sobre “Gerenciamento de crises: inteligência extensiva aplicada ao controle de instabilidades políticas e corporativas”. “O gerenciamento de crise passa por saber como lidar com o público, como dialogar com o interlocutor. Neste momento político que vivemos, o diálogo e a transparência são muito importantes”, acredita Andresa. Em sua fala, Fernanda destacou a importância de se antecipar à crise, em se preparar antes que ela aconteça.

O workshop contou ainda com duas mesas de debate no período da tarde. Bruno Perman, do Instituto de Relações Governamentais (Irelgov) e João Carlos Lima, da Patri Políticas Públicas, debateram sobre “O Lobby no Brasil: os desafios e a tramitação de propostas no Legislativo para a regulamentação da atividade”.

A última mesa de debate do dia teve como tema “O egresso de Relações Internacionais e sua aderência ao mercado de Relações Governamentais”. Participaram Matheus Atanam, da NK Consultores Governamentais, e Pedro Pitanga, da Vector Relações Governamentais e Institucionais.

 

Notícias Recentes

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

UCB_-_SEGURANCA_DENTRO_DO_CAMPUS_TOPO_DE_EMAIL

Orientações sobre segurança dentro do campus da UCB

Please select listing to show.

Falando nisso...