Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, celebrado no dia 1º de outubro, a Extensão da Escola de Saúde e Medicina realizou a Semana do Idoso 2018. A programação da Semana contou com ações dos professores, atividades físicas e ocupacionais e uma roda de conversa cujo tema foi “Alegria de Viver: Gratidão por tudo que a vida tem nos proporcionado”.
“Os idosos, de forma espontânea, tiveram a oportunidade para expor as melhores experiências vividas, criando um momento especial entre eles e os professores”, destacou a professora do curso de Educação Física e coordenadora da Extensão, Nilza Maria Martinovic.
No dia 5 de outubro, como encerramento do evento, foram realizadas aulas de atividades físicas ministradas por professores convidados. Houve atividades como: Pilates de Solo (ministrada pela professora Lorena Martin Marra); Ginástica Funcional (ministrada pela professora Elaine Vaz); Dança (ministrada pelo professor Márcio Moura); Gincana Recreativa (ministrada pelo professor Waldir Assad).
“A Gincana Recreativa foi planejada em sala de aula junto com os alunos da disciplina ‘Recreação e Lazer’, com o objetivo de proporcionar atividades que estimulassem as habilidades motoras e cognitivas apropriadas aos idosos. Os estudantes colocaram em prática as atividades para os idosos sob a supervisão do professor, oportunizando aos acadêmicos uma experiência valiosa de aprendizagem e um momento de diversão e alegria aos idosos”, frisou a professora Nilza Maria.
Participaram das aulas 102 idosos, nas quais cada um pôde escolher uma atividade, que aconteceram paralelamente em vários locais espalhados pelo Câmpus I. Ao final das atividades práticas, foi realizada uma confraternização com a participação de todos os idosos, professores convidados, estudantes do curso e colaboradores.
“É fundamental a participação de todos em eventos como esse, pois serve de motivação para os próximos”, disse a coordenadora Nilza Maria.