A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes acaba de liberar os resultados de sua avaliação quadrienal, que certifica a qualidade da pós-graduação brasileira e a identificação de assimetrias regionais e de áreas de estratégicas do conhecimento, para orientar a criação e expansão de programas de pós-graduação.
A Universidade Católica de Brasília (UCB) atingiu nota 6 nos cursos de Economia (mestrado/doutorado) e Ciências Genômicas e Biotecnologia (mestrado/doutorado). Os programas com as notas 6 e 7 são avaliados como programas de excelência, considerados de qualidade internacional. Outros 7 cursos da Instituição tiveram notas entre 4 e 5.
O reitor da Universidade Católica de Brasília, Gilberto Gonçalves Garcia, considera o resultado um espelho do investimento realizado em pesquisas desenvolvidas na Universidade, captação de recursos para fomento à pesquisa e publicações. “O investimento e incentivo aos cursos de pós-graduação de nossa Instituição sempre visaram trazer programas de alta qualidade para nossos alunos”. Os programas de pós-graduação da UCB são stricto sensu, ou seja, abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital. “A exigência de diploma para esse tipo de programa repercute positivamente na formação do estudante”, afirma o reitor.
A Universidade também foi destaque no Guia do Estudante de 2017, da Editora Abril. O Guia, por sua vez, avalia os cursos de graduação por meio de pesquisa de opinião feita com professores e coordenadores e classifica os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas). Com mais de 30 cursos avaliados, sendo 4 somando 5 estrelas, 11 cursos receberam 4 estrelas e 15 ganharam 3 estrelas, a Universidade Católica de Brasília se consagrou como uma das melhores instituições de ensino superior privadas do Brasil.