A Universidade Católica de Brasília (UCB) acaba de receber autorização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para a abertura de Mestrado Profissional em Políticas Públicas. A proposta foi enviada no início do ano e recebeu aprovação recente do Ministério da Educação (MEC).
“O nosso Mestrado Profissional em Políticas Públicas é único no Distrito Federal e Região Centro-Oeste, portanto trata-se de uma oportunidade para atender a demanda reprimida que há no setor público para qualificação de servidores em avaliação e análise de políticas públicas”, destacou o pró-reitor Acadêmico, Prof. Dr. Daniel Rey de Carvalho.
Ainda de acordo com o pró-reitor, tal oportunidade pode configurar-se, inclusive, na negociação de turmas fechadas pelos órgãos públicos das administrações federal e local. “O novo Mestrado Profissional nasce de forma otimizada, pois ficará ancorado no Programa de Mestrado e Doutorado em Economia (nota 6), envolvendo todos os atuais docentes e necessitando de aumento mínimo no quadro de pessoal”, explicou o professor Daniel.
O professor José Eduardo Campos, Diretor da Escola de Humanidades, Negócios e Direito, indica a importância e a rapidez nessa aprovação por parte da CAPES. “A aprovação da proposta apresentada pelo Programa de Economia ocorreu sem contestações e com recomendação de abertura, muito em função do reconhecimento da excelência do Programa. Já a relevância ocorre em decorrência do mercado no Distrito Federal e da exigência de que os gestores públicos, nos âmbitos federal, estadual e municipal, tenham formação em Políticas Públicas. Outro ponto positivo é a interação com o Mestrado Profissional em Governança, Tecnologia e Inovação (MGTI), assim como também com o Mestrado em Direito, recentemente contemplado com nota 5 pela CAPES. Estamos gerando na UCB uma simbiose entre áreas do conhecimento para o fortalecimento e geração de programas de excelência”, ressaltou.
Aprovado na CAPES, o projeto de mestrado segue agora para aprovação no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) ou pelo reitor (ad referendum) para lançamento de edital de seleção de estudantes.