Neste mês de abril, três professores do programa de Pós-graduação em Ciências Genômicas e Biotecnologia da UCB foram ranqueados no Research.com. A plataforma conta com várias fontes de dados que são correlacionados e seguidos por uma inspeção rigorosa para garantir a validade e confiabilidade dos rankings.
O principal objetivo é promover locais de pesquisa de alta qualidade, bem como estabelecer um local para jovens acadêmicos serem inspirados por cientistas líderes. As classificações são baseadas em indicadores e os indicadores são combinados para gerar as classificações. Esse ranqueamento da Research.com é baseado no fator H. O fator H é baseado no número de citações que os pesquisadores têm.
O professor Octavio Luiz Franco foi categorizado no ranking nacional em 3º lugar e a nível mundial em 975º, na área de Microbiologia, uma das áreas mais disputadas. “Eu fiquei entre os 1000 mais influentes no mundo na área de microbiologia. A importância é mostrada que o número de pessoas que leem os artigos que eu escrevo, que cita e comenta é como se fosse dentro do Instagram o número de comentários, likes só que isso é feito num nível científico de revistas que citam os meus artigos”, disse o professor Octávio Franco.
A professora e coordenadora da pós-graduação stricto sensu em Ciências Genômicas e Biotecnologia, Maria Sueli Soares Felipe, foi categorizada em nível nacional na posição 74º, entre os 115 cientistas ranqueados, e mundialmente na posição 13.698º, na área de Biologia e Bioquímica. Ela destacou que essa é a primeira edição do ranking de cientistas “tops” para biologia e bioquímica que foi publicado pela research.com e ficou entre os 8% top no mundo. Esse site contribui para área científica com muita credibilidade, desde 2014. De acordo com a professora “Nesse ranking foram examinados 166.880 cientistas no Google escola e no Microsoft Academy para essa disciplina de biologia e bioquímica. Desses, foram selecionados 23.129 cientistas do mundo inteiro para serem examinados, usando como critérios o índice H que foi considerado acima de 40.”
O professor Paulo Cesar de Moraes também foi mencionado nesse ranking, na área de Ciência dos Materiais (Materials Science). No Brasil, apareceram 45 pesquisadores nesta lista. O professor relatou que há dois anos foi realizado um mesmo ranqueamento, ele e alguns professores da UCB também foram cita: dos. “O corte em relação aos pesquisadores, baseado nos indicadores escolhidos e na combinação dos mesmos para gerar uma espécie de média final, foram os 1% mais produtivos globalmente. Ademais, nessa classificação recente da research.com os pesquisadores foram organizados por área de conhecimento, sendo alocados na área predominante das publicações científicas que participaram”, disse o professor.
Confira abaixo os links dos ranqueamentos de cada professor
Octavio Luiz Franco: https://research.com/u/octavio-l-franco
Maria Sueli Soares Felipe: https://research.com/scientists-rankings/biology-and-biochemistry/br
Paulo C. Morais: https://research.com/u/paulo-c-morais
O Research.com tem a missão de oferecer aos principais pesquisadores uma melhor exposição de suas realizações. As classificações dos cientistas são baseadas em procedimentos transparentes com base em métricas bem estabelecidas e coletadas de fontes confiáveis de dados. Acesse o site aqui.