A+
A-
DESTAQUEENADEUCB01

UCB recebe o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes

A Universidade Católica de Brasília (UCB) recebeu, pela primeira vez, no domingo, 25 de novembro, estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2018. Dos 550 mil inscritos, a UCB recebeu, em seus blocos, seis mil deles, distribuídos em 27 áreas de conhecimento. A prova é voltada para estudantes que estão concluindo os cursos de graduação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no exame deve constar em seu histórico escolar.

“A Universidade Católica, pela primeira vez, sedia uma prova do Enade. Para nós, é muito bom poder contribuir para esse processo avaliativo. Além disso, as pessoas podem conhecer a Universidade, nossa estrutura, cursos. Então, é uma honra receber o Exame e, se depender da UCB, receberemos tanto o Enade quanto o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos anos”, disse o pró-reitor Acadêmico da UCB, prof. Dr. Daniel Rey de Carvalho.

O Enade é o principal componente para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das Instituições de Ensino Superior (IES). A cada ano, o exame avalia um grupo diferente de cursos superiores. A avaliação se repete a cada três anos.

Segundo o professor Daniel Rey, é com a avaliação do Enade que as IES conseguem mensurar, na prática, a qualidade de seus cursos. “Hoje na Educação Superior, o Enade é um dos eventos mais importantes no que diz respeito ao processo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Enade é onde o estudante mostra tudo que ele aprendeu ao longo da sua trajetória na Instituição de Ensino Superior, então serve para mostrar o que precisamos melhorar e onde estamos indo bem, por isso, a participação do estudante é fundamental nesse processo: primeiro pelo ponto de vista avaliativo. Segundo, se o estudante não participar, ele não retira o seu diploma”, frisou o pró-reitor Acadêmico da UCB.

Fora dos portões da Universidade, todo o processo de organização do Enade 2018 ficou sob responsabilidade da Coordenação-Geral de Planejamento e Avaliação da Universidade. Falando sobre isso, a professora Denise Raposo, coordenadora-geral de Planejamento e Avaliação da UCB, destacou a sugestão feita pelo Magnífico Reitor da Universidade, prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat. “Proporcionamos o espaço para a empresa vencedora da licitação (Cesgranrio) para organizar e aplicar as provas no Câmpus I da UCB, em Taguatinga. Essa foi uma grande sugestão do nosso reitor e nós a colocamos em prática”, explicou a professora.

“Foi um trabalho em conjunto com a Reitoria e as Pró-Reitorias, com as Direções de Escolas, Coordenações de Cursos, no sentido de elaborar um planejamento único em todas as ações promovidas. Para tanto, montamos três grandes tendas, distribuindo para os nossos estudantes um kit com caneta, barra de cereal, água e um drops de menta, e todo o apoio necessário para que realizassem a prova com segurança e tranquilidade. Ao final, os estudantes que protocolaram as provas nessas tendas receberam uma mochila personalizada da Universidade Católica de Brasília”, destacou a professora Denise.

Áreas avaliadas

Grau de bacharel: Administração; Administração Pública; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comunicação Social – Jornalismo; Comunicação Social − Publicidade e Propaganda; Design; Direito; Psicologia; Relações Internacionais; Secretariado Executivo; Serviço Social; Teologia; Turismo.

Grau de tecnólogo: Tecnologia em Comércio Exterior; Tecnologia em Design de Interiores; Tecnologia em Design de Moda; Tecnologia em Design Gráfico; Tecnologia em Gastronomia; Tecnologia em Gestão Comercial; Tecnologia em Gestão da Qualidade; Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos; Tecnologia em Gestão Financeira; Tecnologia em Gestão Pública; Tecnologia em Logística; Tecnologia em Marketing; Tecnologia em Processos Gerenciais.

A estudante Lauana Damacena, do 8º semestre de Publicidade e Propaganda, foi uma das selecionadas a fazer a prova. Segundo Lauana, o fato de a prova ser na UCB a ajudou. “Eu estava com medo de ser muito longe o local de prova e em um lugar que eu nunca fui. Como foi aqui na Universidade, eu não tive a preocupação de ter que ir conhecer o local por já conhecer e por ser perto da minha casa. A única questão ruim foi a chuva que tumultuou todo o processo de chegada à UCB”, disse a estudante.

Ainda segundo Lauana, com relação às provas, “não senti dificuldades. A grande maioria das questões eu já tinha estudado ou discutido em sala de aula. Os professores desde o início nos deram todo o apoio e orientação necessários, além de abraços calorosos antes e no final da prova”, frisou.

A estudante Mayara Leporace Haddad, de 25 anos, se disse tranquila para a prova. “Sempre tive um bom suporte da Universidade. Acho importante ter uma avaliação porque é assim que a gente pode ter melhorias no ensino superior. Tem que avaliar os cursos para ver o que pode ser mudado, melhorado”.


Notícias Recentes

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

UCB_-_SEGURANCA_DENTRO_DO_CAMPUS_TOPO_DE_EMAIL

Orientações sobre segurança dentro do campus da UCB

Please select listing to show.

Falando nisso...