Cerca de 300 estudantes do Centro Interescolar de Línguas de Taguatinga (CILT) participaram do 2º encontro “Juventude, sustentabilidade e cidadania”, promovido pela Cátedra Unesco de Juventude, Educação e Sociedade, da Universidade Católica de Brasília (UCB).
No dia 13 de maio, sábado, professores, estudantes e voluntários realizaram oficinas cujo objetivo era de propor soluções para preservar o meio ambiente. “O tema desenvolvido trata dos eixos das escolas associadas à Unesco e, com a discussão feita pelos estudantes, irá compor o projeto político-pedagógico do CILT, que mostra como os jovens lidam com a questão da sustentabilidade, como o uso da água, o tratamento do lixo e como que isso pode ser replicado para a casa deles”, explicou o professor da UCB e secretário executivo da Cátedra Unesco, José Ivaldo de Lucena.
O CILT é uma escola conveniada à Cátedra Unesco, que tem por finalidade fortalecer o engajamento social, o respeito mútuo e as ações comunitárias dentro do ambiente escolar. “Abordar esse tema foi útil, pois nos fez refletir sobre várias ações que devemos fazer para preservar o ambiente. Sabemos o que é necessário fazer para promover a sustentabilidade, mas por desleixo e até mesmo falta de cuidado acabamos deixando essa questão de lado”, disse a estudante do CILT, Vitória Oliveira, de 15 anos.
Com apenas 16 anos, Thiago Souza cursa Francês e Espanhol no Centro Interescolar de Línguas de Taguatinga e fala sobre a importância de trazer o debate sobre a sustentabilidade para o ambiente escolar. “É um tema de grande importância, pois promove a conversa entre estudantes e professores. As oficinas foram além do tema, pois abrangeram o lado social e tudo o que nos envolve”.
O encontro foi organizado pelo CILT, Cátedra Unesco da UCB e Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade. Estudantes dos cursos de Pedagogia, Psicologia, Letras e Educação Física participaram como voluntários da atividade. “Esse projeto é importante não só para mim, mas para todos os envolvidos, pois acredito que é um tema atual e que deve ser discutido e vivenciado, principalmente, na crise em que temos vivido. A conscientização e o uso correto do meio ambiente acrescentam muito para a minha vida acadêmica e pessoal. Implantar essa ideia nos jovens é primordial, pois eles darão a continuidade das nossas ações no futuro”, revelou Denise Sousa, estudante do 4º semestre do curso de Letras – Português.
Para a professora de atendimento educacional especializado do CILT, Vanessa Jardim, a parceria com a UCB tem proporcionado um ganho valioso para o ensino dos jovens que frequentam a escola. “A Católica tem promovido atividades que estão surtindo efeito em nossos estudantes. O encontro é um excelente exemplo, pois percebemos que eles interagiram, deram suas opiniões e sugestões para a melhoria do ambiente escolar e da sociedade em relação à sustentabilidade”, salientou Vanessa.