A+
A-
Foto: Faiara Assis

,

UCB participa do IX Fórum de Sustentabilidade

Pesquisadores e professores debatem sobre desperdício de alimentos

Com o tema “Desperdício de alimentos: desafios e oportunidades”, a Universidade Católica de Brasília (UCB) realizou no dia 24 de abril o IX Fórum de Sustentabilidade, um evento para estudantes, profissionais da área e comunidade externa. Organizado pela coordenadora do curso de Nutrição, prof.ª Caroline Romeiro, o evento contou com as palestras do pesquisador Dr. Gustavo Porpino de Araújo, da coordenadora do curso de Serviço social, prof.ª. Moema Bragança Bittencourt, e do nutricionista Igor Pereira, que discutiram sobre a sustentabilidade social com ênfase na qualidade de vida e na busca pelos direitos sociais.

Realizado anualmente pela Universidade Católica de Brasília, o Fórum de Sustentabilidade é fruto de uma parceria do curso de Nutrição com o Programa Mesa Brasil do SESI. Para a diretora da Escola de Saúde e Medicina, Cristine Savi Fontanive, o evento propõe meios de uso consciente no consumo de alimentos, importantes e relevantes na área de Nutrição em Saúde Coletiva. “Podemos perceber que o desperdício de alimentos é grande no Brasil, acredito que hábitos positivos para evitar o desperdício podem melhorar a qualidade da alimentação nos lares. Com a economia do valor gasto em arroz e feijão desperdiçado, por exemplo, as famílias poderiam comprar mais frutas e verduras. É muito importante que os profissionais e os futuros profissionais aprendam e repensem esse tema para direcionarem suas condutas com o intuito de evitar o desperdício de alimentos”, disse a professora.

O professor do curso de Nutrição Marcus Vinicius Cerqueira ressaltou que o tema abordado no Fórum visa uma maior aproximação da Universidade com as demandas reais da sociedade, pois “trabalha a perspectiva acadêmica buscando tecnologias sociais voltadas ao menor desperdício de alimentos, e a perspectiva das Instituições sociais que apresentam vivências positivas de práticas sustentáveis e troca de saberes (técnicos e vivenciais) ”.

De acordo com a nutricionista Suely Bezerra, estar se informado sobre o tema proposto é de grande importância não apenas para os profissionais da área, mas também para a comunidade. “Falar sobre os hábitos de consumo de alimentos e o desperdício é fundamental para uma geração que muitas vezes mantém hábitos de desperdício diários com alimentos que poderiam ser reaproveitados, esse assunto é uma abordagem válida e é necessário para um uso e consumo consciente”, declarou a nutricionista.

Segundo o estudante Lucas Máximo do 7º semestre do curso de nutrição, entender as possibilidades do consumo adequado de alimentos é fundamental não apenas para o indivíduo, mas também para o ambiente e a comunidade. “É preciso conhecer o que há em torno de nós, se adaptar e adequar para promover o melhor aproveitamento integral dos alimentos, incentivar o serviço social e a coleta seletiva”, explicou o estudante.

Por: Faiara Assis

Notícias Recentes

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

UCB_-_SEGURANCA_DENTRO_DO_CAMPUS_TOPO_DE_EMAIL

Orientações sobre segurança dentro do campus da UCB

Please select listing to show.

Falando nisso...