Debater sobre segurança cibernética é uma necessidade da era tecnológica em que vivemos. Para estimular a discussão em torno do tema, a Universidade Católica de Brasília (UCB) participou, no dia 29 de março, da 4ª edição do Security Leaders Brasília, no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada. O evento contou com a presença dos principais líderes de Tecnologia e Segurança Cibernética do DF e região e participação da comunidade acadêmica da Instituição.
Durante o congresso, foram abordados os mais diversos temas que mobilizam o segmento de segurança da informação e risco, com novidades para estimular ainda mais o debate sobre a importância da segurança da informação nas instituições e o quanto o tema impacta direta ou indiretamente a vida das pessoas como um todo.
De acordo com o coordenador do curso de Segurança da Informação da UCB, professor Vilson Hartmann, essa é uma temática de extrema importância, não só para as empresas como para as pessoas em aspectos pessoais. “A utilização de computadores e outros dispositivos eletrônicos conectados à internet fazem parte da rotina mundial de muitas pessoas. Existem muitos casos de hackeamentos, roubos cibernéticos de ideias e dados importantes de empresas e pessoas, que acabam prejudicando-as. Portanto, esse é um mercado essencial e em expansão no Brasil e no mundo. Na Católica temos dois cursos com esse viés: o Tecnológico em Segurança da Informação EAD e a Pós-Graduação em Perícia Digital, além de disciplinas que também abordam a temática”, explica o professor.
O estudante do 9º semestre do bacharelado em Educação Física da UCB, Pedro Henrique Penna, esteve presente no evento e destacou a importância de todas as áreas refletirem sobre a TI. “Talvez em um primeiro momento pareça que não há ligação da Educação Física com a área da Tecnologia da Informação. Contudo, você perceberá que a TI está em todos os lugares, e, sendo o esporte algo com grande visibilidade e consequentemente um alto nível de investimentos, ela não poderia ficar de fora para potencializar ainda mais este negócio. Como gestor esportivo, devo estar atento ao que acontece ao redor e no que pode interferir externamente na empresa, no clube, etc. É daí que brota minha justificativa para ter participado de um evento como o Security Leaders, além do desejo de fazer um curso na área da TI, para justamente fazer essa conexão ainda mais profunda futuramente”.
Security Leaders
O Security Leaders é o maior evento de Segurança da Informação e Risco do Brasil e América Latina. O congresso, realizado pela empresa Conteúdo Editorial, acontece em seis capitais brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, com temas que desafiam as diretrizes de proteção corporativa e temas emergentes no campo da segurança de informação e riscos.