A+
A-

UCB investe no curso de Matemática pensando no futuro

A matemática vai muito além das pequenas contas que fazemos no dia a dia. Ela está presente em inúmeros aspectos que, muitas vezes, nem percebemos. Por conta disso, seu estudo é tão importante. A Universidade Católica de Brasília investe no curso de graduação em Matemática pensando na sua importância e na formação de futuros matemáticos de qualidade.

Os alunos que se formam na UCB podem seguir carreira como professores de ensino fundamental ou médio, pesquisadores ou coordenadores. O corpo docente é formado por professores qualificados, com experiência dentro e fora da sala de aula. Além de matérias voltadas para as diversas áreas de atuação que um matemático pode seguir. O curso possui laboratório com computadores e ferramentas necessárias para o desenvolvimento de qualquer tipo de pesquisa na área.

De acordo com a professora Erondina Barbosa, o laboratório de Matemática é o espaço onde os estudantes podem associar a matéria com educação. “Além de computadores e softwares modernos, eles têm a oportunidade de experimentar o ensino e a aprendizagem da disciplina de uma forma que vai além das aulas expositivas”. O laboratório também é um espaço para produção do material necessário para as aulas e projetos. Os trabalhos dos licenciados são disponibilizados para escolas de Brasília, com o intuito de ajudar no aprendizado de alunos da Educação Básica.

Na disciplina existem projetos para complementar o ensino em sala de aula. O PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência dá aos estudantes a oportunidade de visitar escolas parceiras e dar aulas para crianças e jovens, aprendendo sobre a realidade escolar e sobre a prática docente. Para o graduando Daniel Rodrigo, participar do PIBID traz mais segurança em lecionar. “Com o projeto, aprendi a me portar como professor em sala de aula antes mesmo de me formar. Pude perceber o que funciona e o que não funciona para os alunos. Chegar no mercado de trabalho sabendo tudo isso me dá confiança para ser um professor melhor”.

A aluna Luiza Alessandra Bezerra, deficiente auditiva, viu em sua própria deficiência uma oportunidade para ajudar os outros. “Resolvi ajudar quem também tinha dificuldade em encontrar um conteúdo voltado para suas necessidades”. A aluna criou um blog com videoaulas voltadas para outros alunos com deficiência auditiva, no qual os conteúdos são apresentados com figuras planas, facilitando a compreensão. A educação inclusiva será tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2018, e Luiza promete participar, já que planeja seguir carreira nessa área. Outros projetos do curso envolvem o ensino de raciocínio lógico para estudantes de escolas públicas. Além dos projetos, os licenciados da UCB também têm a oportunidade de participar dos eventos relacionados à SBEM – Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

Notícias Recentes

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

UCB_-_SEGURANCA_DENTRO_DO_CAMPUS_TOPO_DE_EMAIL

Orientações sobre segurança dentro do campus da UCB

Please select listing to show.

Falando nisso...