A+
A-
BannerEconomia320x193

UCB é destaque no Ranking Internacional RePEc

A Universidade Católica de Brasília (UCB) ocupa a 7ª posição no Ranking Internacional RePEc (Research Papers in Economics), um dos mais reconhecidos nacional e internacionalmente pela comunidade acadêmica da área de Economia, graças à qualidade da pesquisa científica dos professores da Instituição. O ranking leva em consideração as publicações nacionais e internacionais dos pesquisadores em periódicos de maior reputação e qualidade acadêmica, além do impacto do artigo publicado por meio do monitoramento das citações por pares em outras publicações.

Segundo o coordenador do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Economia da UCB, professor José Angelo Divino, ao ocupar a 7ª colocação a UCB está sendo reconhecida como uma das principais IES na área de Economia do Brasil. “A UCB se coloca entre as principais instituições de ensino e de pesquisa do país na área de Economia, sendo considerada um centro de excelência na área de economia. Ao incluirmos no ranking também instituições dedicadas exclusivamente à pesquisa em economia, a UCB ainda fica entre as 10 melhores do país, ocupando a 9ª posição. Esse desempenho é excepcional! ”.

A classificação da UCB no ranking é determinada pela produção científica dos professores do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Economia, que também atuam no curso de graduação em Ciências Econômicas. Além do ranking por instituição, o RePEc reporta também um ranking individual por pesquisador. Nesta classificação, dentre cerca de 700 pesquisadores cadastrados na área de economia no Brasil, há professores da Economia classificados entre os 1% mais produtivos (prof. Benjamin Tabak, que atua também no Programa de Mestrado em Direito), entre os 10% mais produtivos (prof. José Angelo Divino) e entre os 15% mais produtivos (prof. Wilfredo Maldonado). Para o coordenador do Mestrado e Doutorado em Economia, os dados refletem a qualidade acadêmica do corpo docente da UCB.

O professor José Angelo ressalta que esse desempenho foi alcançado porque vários outros professores do Programa também estão muito bem ranqueados e contribuem para a classificação geral da Economia da UCB na 7ª posição. “Eles contribuem com publicações nacionais internacionais em periódicos da área que são reconhecidos e citados por pares em outras publicações nacionais e internacionais. Essa produção científica gera um impacto positivo em toda a área de Economia. Ao levarmos em consideração o recorte geográfico da América Latina, continuamos contando com professores ranqueados entre os 15% mais produtivos da região”, destacou.

Os professores de Economia cadastrados no ranking RePEc atuam nos programas de Mestrado, Doutorado e no curso de graduação em Ciências Econômicas da UCB, o que resulta em um alto padrão de qualidade para esses cursos. São professores altamente produtivos, qualificados e reconhecidos internacionalmente ministrando disciplinas, coordenando projetos de pesquisa, orientando alunos de TCC e de iniciação científica (IC) e, portanto, contribuindo ativamente com a qualidade do ensino na graduação e pós-graduação da UCB.

Para o prof. José Angelo, o apoio institucional às atividades de pesquisa é fundamental para que esses professores mantenham e ampliem a sua produção científica, o que afetará positivamente o reconhecimento nacional e internacional da UCB. “Este é um dos principais rankings da área de Economia, que atinge uma dimensão ainda maior em nível internacional. Quando comparada às principais instituições de ensino e centros de pesquisa do país, a produção científica em Economia da UCB está em um patamar de excelência”, frisou.

Ranking Internacional RePEc
O ranking é atualizado por meio de sistema de busca automatizado para todos os autores registrados e publicações realizadas. Ao todo, são mais de 93 países participantes, cerca de 2,3 milhões de peças de pesquisa, 2.800 revistas científicas (periódicos), 4.500 séries de trabalhos para discussão (working papers) e cerca de 50.000 autores cadastrados de todas as partes do mundo. Somente no Brasil, são cerca de 700 pesquisadores cadastrados.

 

Notícias Recentes

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

UCB_-_SEGURANCA_DENTRO_DO_CAMPUS_TOPO_DE_EMAIL

Orientações sobre segurança dentro do campus da UCB

Please select listing to show.

Falando nisso...