A Universidade Católica de Brasília (UCB) está entre as 18 Instituições de Ensino Superior contempladas com a certificação no País, na edição de 2017 do Selo CFBio de Qualidade de cursos de Ciências Biológicas. A UCB foi a única Instituição do Centro-Oeste a receber a premiação pelo Conselho Federal de Biologia, durante a solenidade que ocorreu no dia 15 de setembro, no auditório Acrópole do Hotel Mercure, em Brasília.
Estiveram presentes no evento o diretor da Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente, professor Douglas José da Silva; a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, professora Luciana Galvão; assessora do curso, professora Bárbara Medeiros Fonseca; conselheira do CFBio e professora do curso da UCB, Lourdes Maria Abdu Elmoor Loureiro.
Sobre o Selo
O Selo tem como objetivo valorizar o ensino das Ciências Biológicas no Brasil e zelar pela qualificação de profissionais de Biologia ao seguir princípios éticos e de excelência profissional, fomentando o Sistema CFBio/CRBios para que as Instituições de Ensino Superior exerçam sua função social.
A certificação levou em consideração critérios avaliados em 2016, como projeto pedagógico, matriz curricular, perfil do egresso, qualidade dos Trabalhos de Conclusão de Curso, projetos de pesquisa e de extensão, características do corpo docente, como titulação, regime de trabalho e Estágio Supervisionado. Cerca de 200 cursos de Licenciatura e Bacharelado participaram da 2ª edição do Selo CFBio.
Concedido a cada dois anos, o Selo CFBio de Qualidade de cursos de Ciências Biológicas foi criado por meio da Resolução nº 352/2014, com o intuito de contribuir para a melhoria dos cursos de Ciências Biológicas no País. A Portaria n° 211/2016 regulamentou a concessão do Selo, o processo de avaliação foi realizado a partir de indicadores do Projeto Pedagógico de Curso, Instrumentos de Avaliação do Curso/MEC e Atuação Profissional dos Egressos.