Para promover um momento de reflexão a respeito das dimensões clínicas e políticas frente aos destinos do sofrimento no trabalho, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia realizou, no dia 24 de outubro, o V Congresso Brasileiro de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho, que teve como tema “Trabalho, política e sofrimento”.
A discussão faz-se necessária para a ampliação do conhecimento sobre as diferentes situações de trabalho na contemporaneidade, assim como o aumento de visibilidade à potência dos sujeitos que estão no confronto vis-à-vis com as adversidades do trabalhar. O evento articulou debates, pesquisas e intervenções clínicas, transformando-se num espaço de elaboração, divulgação e emancipação dos sujeitos que pensam e participam do campo da Psicodinâmica e da Clínica do Trabalho.
Com a participação de pesquisadores e estudantes das cinco regiões do país e mais de 40 instituições, o evento foi realizado pela linha de pesquisa Cultura Contemporânea e Relações humanas, de responsabilidade da professora Lêda Gonçalves de Freitas.
Essa foi uma realização da Universidade Católica de Brasília (UCB), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal do Tocantins (UFT).