No dia 8 de maio, estudantes dos cursos de Matemática e Química da Universidade Católica de Brasília (UCB) participaram da 6ª Tarde Formativa, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Cerca de 100 estudantes se reuniram para apresentar seus trabalhos e debater sobre temas inerentes à atuação docente na educação básica.
Discentes e docentes discutiram sobre o uso das novas tecnologias no ambiente escolar. “Quando falamos em tecnologia, entende-se mídia educacional, que é um suporte para adaptarmos um pouco da linguagem para a juventude moderna, que está hiperconectada em redes sociais, sites e blogs. Usamos a mídia educacional para enriquecer o trabalho pedagógico, mas isso não substitui o impresso, acredito que os dois se complementam. O que vai depender da qualidade do processo é a intencionalidade pedagógica. Por muitas vezes o educador corre o risco de ficar refém da mídia, por isso é importante sempre ter outros mecanismos que somam para o ensino-aprendizagem do estudante”, explicou o professor do curso de Pedagogia e coordenador de gestão do Pibid, José Ivaldo.
Os encontros têm por objetivo integrar e mostrar as diferentes experiências e projetos desenvolvidos em suas respectivas escolas de atuação. Para o estudante do 4º semestre do curso de Matemática, Gustavo Alberto Alves, participar de um projeto como o Pibid é um grande diferencial para quem busca a prática docente. “O Pibid proporciona trabalhar dentro de sala de aula já como professor, conhecer os estudantes, como eles agem no ambiente escolar e como o professor deve se portar diante das diferenças de cada um. O receio que o estudante tem da matemática vem desde o ensino fundamental, pelo fato de os próprios professores não ensinarem de fato como a matemática deve ser. O curso da UCB nos mostra a matemática de uma forma diferente, lúdica, de maneira que os estudantes vejam a matemática sendo aplicada em seu dia a dia”, disse Gustavo.