Alunos de licenciatura da Universidade Católica de Brasília (UCB) acompanharam, no dia 13 de novembro, o 7º Seminário Integrador de Ciências, cujo objetivo central é formar uma comunidade de diálogo e interação que possibilite integrar alunos e professores em debates sobre a Ciência, área de atuação profissional, pesquisas realizadas e discussões sobre o ensino no contexto atual.
O seminário é organizado e promovido pelos cursos de Matemática, Física e Química, que já debateram, ao longo de 2017, temas como a profissão do docente, o desenvolvimento intelectual, a possibilidade de vida em exoplanetas e técnicas eletroanalíticas e suas aplicações.
Nesta última edição do ano, o Seminário Integrador de Ciências abordou o tema: Avaliação Formativa x Metodologias Ativas na formação de professores. O objetivo de se discutir o tema é construir um processo avaliativo que seja coerente com as metodologias ativas, que tenha o caráter formativo e contribua para o pleno desenvolvimento do estudante, do professor, do curso e da instituição.
A metodologia ativa de aprendizagem é um processo amplo e possui como principal característica a inserção do estudante como agente principal, responsável pela sua aprendizagem, comprometendo-se com seu aprendizado.
“Muito se tem discutido sobre as metodologias ativas, sobre a possibilidade de o estudante ter um papel mais ativo em sua própria aprendizagem. Sobre a possibilidade de uma organização do trabalho pedagógico menos centrada nas ações do professor e mais centrada nas ações dos estudantes. Então, a minha palestra aborda o tema que está em voga na UCB, que são as metodologias ativas. Além disso, fiz algumas reflexões em torno da avaliação e da formação de professores”, explicou a palestrante, professora Erondina Barbosa da Silva, do curso de Matemática.