O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em parceria com o Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB), promoveu, na terça-feira, 21, o IV Seminário Institucional de Iniciação à Docência. O evento marca o fechamento de um ano de trabalho no PIBID junto às escolas parceiras da rede pública de ensino.
O tema central dos debates do IV Seminário foi a “Formação de Professores: Vozes, Ecos e Presenças”. O evento aconteceu no auditório do Bloco K e contou com a participação de mais de 100 estudantes dos cursos de licenciatura, professores, além de representantes das escolas parceiras.
O seminário contou com a mesa-redonda “Formação de professores, contextos e perspectivas”, onde as professoras Drª Ranilce Guimarães, da UCB, e a profª Drª Shirleide Cruz, da Universidade de Brasília (UnB) apresentaram perspectivas e desafios para a formação de professores hoje no Brasil. A mesa contou com a mediação da coordenadora institucional do PIBID, profª Drª Janete Cardoso dos Santos. Houve ainda a apresentação do Documentário PIBID elaborado pelos estudantes participantes do PIBID e o lançamento do livro “Contribuições do PIBID para a formação de professores: relatos de experiências e reflexões sobre a prática docente”, organizado pelas professoras Janete Cardoso dos Santos e Lívila Maciel. O lançamento do livro contou com a presença do reitor da UCB, prof. Dr. Gilberto Gonçalves Garcia, que fez o prefácio da obra.
O PIBID
O programa oferece bolsas de iniciação à docência a estudantes de cursos presenciais de licenciatura. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o PIBID faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais de educação. O Programa conta com o acompanhamento de um professor da universidade que é o coordenador da área e um supervisor na escola pública a cada 10 estudantes.
Assim, todos se empenham no conhecimento da cultura da escola, em preparar as atividades, desenvolvê-las e avalia-las. Desta forma entende-se que o estudante do curso de licenciatura além da preparação teórica, ele pode ter vivências do exercício da docência durante a graduação.
No momento o Programa está participando de uma grande mobilização nacional pela permanência do programa, por meio de abaixo-assinados e manifestações nas redes sociais. No dia 07 de dezembro terá uma audiência pública no Senado Federal para apresentações das razões de porque o PIBID deve permanecer, já que é uma política de Estado.