A+
A-
RodadeConversa14h4

Roda de Conversa debate a finalidade do diálogo

Nesta terça-feira, 25 de setembro, dando seguimento às atividades do 3º Encontro da Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação, aconteceu o evento Roda de Conversa – A Finalidade do Diálogo no Contexto Contemporâneo, mediado pelo Prof. Dr. Luiz Síveres, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCB.

“A proposta dessa Roda de Conversa é sair daquele modelo de palestras, seminários e entrar em uma dinâmica de uma roda de conversa mesmo. Mas por que isso? Porque o tema que eu estou trabalhando é a questão do diálogo, pois lançamos dois livros sobre o tema. O primeiro fala sobre o Princípio do Diálogo; o segundo acerca do Processo do Diálogo e hoje começaremos a formatar o terceiro volume dessa trilogia, que vai tratar da Finalidade do Diálogo”, explicou o professor Síveres.

O professor seguiu explicando o foco do debate na Roda de Conversa, que contou com a presença de alguns de seus orientandos do mestrado e doutorado, professores da UCB e convidados interessados no tema. “Queremos responder algumas perguntas, como: existe ainda espaço para o diálogo no contexto contemporâneo, com tecnologia, com informação? Se existe, qual é a finalidade dele nesse contexto?”.

“O diálogo faz parte da condição humana, por isso, se nós não dialogarmos estamos abdicando da nossa essência humana. Então, existem fatos positivos de nós estarmos tão envolvidos com as tecnologias, mas não podemos substituir a condição humana pela tecnologia. Por mais tecnologia programada que temos, ela não chega a substituir o afeto, a presença, a proximidade, o encanto”, destacou o Prof. Dr. Luiz Síveres.

“Existem estudos e literaturas que mostram que estamos vivendo em uma sociedade doente por falta de diálogo. Não conversamos mais em casa, na sala de aula os professores fazem discursos e não fazem diálogo, na campanha política só tem discurso, não tem diálogo, este é um primeiro elemento. Segundo, desde a formulação da filosofia ocidental o diálogo foi sempre um elemento desencadeador do conhecimento, ou seja, se você revisitar os teóricos: Platão, Sócrates, todos eles construíram o conhecimento por meio do diálogo e eu insisto muito dizendo que se nós queremos construir um conhecimento diferente, significativo, precisamos começar a dialogar mais”, destacou o coordenador do programa de Pós-Graduação em Educação da UCB.

O professor Luiz Síveres destacou a importância da educação no processo de dicotomia entre tecnologia e comunicação. “Com a entrada da informação e da tecnologia nós estamos minimizando o diálogo e é aí que vejo a importância da educação, que mostra a importância de todos os processos novos, mas que chama e tenta recuperar a dimensão humana, relacional de reciprocidade, somente dessa forma criamos um equilíbrio entre o novo e o diálogo”, explicou.

Lançamento de livros

Houve ainda, como parte da Roda de Conversa, agora com o tema “Uma nova Paideia”, o lançamento de três livros, no auditório do Bloco K, com a presença da diretora da Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação, Prof.ª MSc. Anelise Pereira Sihler, do coordenador da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade, Prof. Dr. Geraldo Caliman, dos organizadores e autores de capítulos dos livros, de professores da UCB e de convidados.

Foram lançadas as obras: “Pensamento pedagógico: textos e contextos”, dos organizadores Prof. Dr. Célio da Cunha (UCB), Prof.ª Dr.ª Magali de Fátima Evangelista Machado (UDF) e Prof. MSc. Idalberto José das Neves Júnior (UCB); “Políticas e avaliação da pós-graduação stricto sensu: da inserção social local à internacionalização”, da organizadora Prof.ª Dr.ª Valdivina Alves Ferreira (UCB) e “Magistério: formação, avaliação e identidade docente”, dos organizadores Prof. Dr. Célio da Cunha (UCB), Prof.ª Dr.ª Magali de Fátima Evangelista Machado (UDF).

O Prof. Dr. Geraldo Caliman destacou que em 10 anos de Cátedra foram publicados 38 livros, todos eles enquadrados nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) a serem realizados até 2030. “Esses livros e publicações respondem aos ODS, pois falam sobre Violência Escolar (8 publicações), Educação Social e Inclusão Social (9 publicações), Direitos Humanos (6 publicações), Comunicação e Novas Tecnologias (3 publicações) e Inclusão Educacional (12 publicações). Nessa última categoria, incluímos os três novos livros lançados hoje reforçando as instituições educacionais, o ensino e a educação de qualidade”, frisou o professor Caliman.

Conforme afirmou o Prof. Dr. Célio da Cunha, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCB, o lançamento de mais três livros assume especial relevância, pois, por um lado, mostra o empenho acadêmico dos professores e mestrandos e doutorandos do Programa e, por outro, representa mais um passo importante para ampliar o status do Programa junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na próxima avaliação quadrienal.

Para o Prof. MSc. Idalberto José das Neves Júnior, coordenador de curso de Ciências Contábeis da UCB e doutorando do Programa em Educação, “a ampliação de publicações de qualidade pelo Programa tem relação direta com a capacidade dos professores em estimularem intelectualmente os mestrandos e doutorandos do Programa e o privilégio de contar com o apoio da Cátedra UNESCO, contribuindo para a expansão de publicações na área da Educação”.


Notícias Recentes

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

UCB_-_SEGURANCA_DENTRO_DO_CAMPUS_TOPO_DE_EMAIL

Orientações sobre segurança dentro do campus da UCB

Please select listing to show.

Falando nisso...