O evento, ocorrido na manhã de quarta-feira (20/09), no Bloco K da UCB, contou com a presença do reitor da Universidade, Dr. Gilberto Gonçalves Garcia; dos organizadores da obra, os professores Alexandre Kieling, Kênia Freitas e Deisy Feitosa; da diretora da Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação, Anelise Sihler; da coordenadora da Pós-Graduação em Comunicação da UCB, professora Florence Dravet.
O livro “TV Digital: o desligamento do sinal analógico e a adaptação dos telespectadores” é fruto da parceria entre a UCB e a entidade Seja Digital. As instituições fizeram uma pesquisa com 56 famílias, em nove regiões administrativas do Distrito Federal, sobre o comportamento de famílias em relação ao acesso aos meios de comunicação, em especial, a televisão, que sofreu a conversão do sinal analógico para o digital. A coletânea apresenta, portanto, o impacto sofrido pelo público nesse processo de migração de tecnologia.
“A pesquisa mostra os diversos aspectos da migração em si. É uma análise ligada a uma parcela da população que não está habituada à própria radiodifusão, mas também ao público tradicional que tem na comunicação da televisão seu principal meio de contato com a sociedade, com a informação”, disse o reitor durante o lançamento. Segundo ele, Brasília acaba representando a síntese desse Brasil, as desigualdades regionais, que repercutem também nas diferenças de acesso à comunicação, fator de impacto de formação de opinião.
O professor Alexandre Kieling, um dos organizadores da obra, ressaltou o apoio da Universidade e o envolvimento de mais de 700 estudantes no projeto. “Os resultados são significativos. Graças à atuação de nossas equipes, as áreas nas quais nós atuamos não tiveram a sombra digital. O trabalho dos nossos alunos permitiu com que nessas regiões houvesse uma cobertura plena desse processo de migração”, destacou.
A XVI Semana da Comunicação acontece de 18 a 22 de setembro. Trata-se de uma iniciativa dos cursos de Jornalismo e Publicidade e do Mestrado em Comunicação da UCB. Este ano o evento aborda o tema “Diversidades e Adversidades: o incomum na comunicação”.