Evento realizado no Equador reúne representantes de instituições salesianas de ensino superior da América Latina
O reitor da Universidade Católica de Brasília (UCB), Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat, participa nesta semana da VIII Conferência IUS América, em Quito, no Equador. O evento, que acontece de 17 a 20 de setembro, reúne representantes de instituições salesianas de ensino superior com o objetivo de discutir modelos e desafios da educação superior na América Latina.
A conferência visa, também, fortalecer o caminho conjunto das Instituições Salesianas de Educação Superior (IUS) da América, organização da qual a UCB participa como membro.
O reitor da Católica também representa a Associação Internacional de Universidades Lassalistas (IALU), da qual é diretor regional. Na ocasião, Menegat ministrou a palestra “Boas práticas de educação superior lassalista”, quando apresentou o modelo de organização das universidades lassalistas mundiais.
Os professores da UCB Geraldo Caliman e Eduardo Moresi acompanham o reitor. Caliman expôs os resultados da pesquisa “Caracterização dos processos de inclusão/exclusão social de jovens universitários”, realizada em conjunto com universidades de cinco países da América Latina: a Universidade Politecnica Salesiana (UPS), do Equador; a Universidad Catolica Silva Henriquez (UCSH), do Chile; a Universidad Don Bosco, de El Salvador (UDB); a Universidad Salesiana da Bolívia (USB), e a Universidade Católica de Brasília (UCB). O professor participa como membro das IUS no grupo de pesquisa em Juventude e em representação da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade.
Já o professor Moresi expôs aos participantes da Conferência a parceria entre a UCB e a Apple, projeto que se desenvolve há alguns anos destinado a formar estudantes na área de informática.