Pensando no aprendizado de crianças com experiências lúdicas fora do ambiente de sala de aula, o curso de Ciências Biológicas promoveu uma visita educativa, no dia 23 de junho, para cerca de noventa estudantes da Educação infantil I e do Ensino Fundamental I da Rede de Ensino Certo ao Horto Botânica e ao Museu de História Itinerante da Universidade Católica de Brasília (UCB), um ambiente de natureza repleto de espécies de plantas vivas e nativas e um com espécies que retratam a história da biologia e de seu ecossistema, respectivamente.
Na visita guiada a um dos laboratórios do curso de Ciências Biológicas da UCB, o Horto Botânico, as crianças conheceram o mundo vegetal. O professor Luciano Coêlho Milhomens, responsável pelas disciplinas de Botânica, explicou que a proposta surgiu para que os alunos do colégio, que têm aulas sobre plantas, tivessem um contato próximo com a natureza. “Nada melhor do que vir ao Horto e é sempre muito bom receber as crianças! A intenção não é apresentar o mundo das espécies, mas entender que as plantas podem ser diferentes e possuem caraterísticas interessantes, além de estarem presentes em nosso dia a dia”.
Curiosos, os pequenos fizeram perguntas sobre a natureza e se encantaram pelo universo da botânica ao visitarem sete estufas para o cultivo de plantas e passearem por uma extensa área verde com árvores e arbustos. O local de pesquisa científica utilizado por diversos cursos da Instituição reúne ainda uma das maiores coleções de aráceas do país. Sílvio Pereira, técnico do laboratório de Ciências Biológicas, mostrou a diversidade de cores e de características das plantas. “Assim, eles vão admirando todos os detalhes que os vegetais fornecem”, pontuou.
A coordenadora pedagógica da Rede de Ensino Certo, Tatiana Flores, acredita que a vivência prática consolida o aprendizado, pois, “nos livros, você não tem o contato físico, não sente o cheiro e não consegue pegar ou visualizar texturas. Trabalhamos esse tema em sala, sobre plantas e animais, e o Horto traz esse ressignificado para a aprendizagem. Por meio dessa visitação, os alunos têm uma vivência concreta com as plantas”.
A visita de observação apresentou às crianças a importância do contato com a natureza e do cultivo de plantas aquáticas e de bonsais feitos com árvores do Cerrado. Criado em 2010, o Museu Itinerante de História Natural é um projeto de extensão vinculado ao curso de Ciências Biológicas, localizado no Bloco M, na Sala M-310, Câmpus I. O museu fornece conhecimentos de organismos que transmitem doenças, além de propagar a importância da conservação, da preservação e do uso adequado dos recursos naturais, principalmente da vegetação típica do Centro-Oeste, o Cerrado.