Com maior incidência no Centro-Oeste durante a primavera e o verão, a manga tem sido uma das frutas mais encontradas em feiras e mercados no momento. Para aproveitar o período, a professora dos cursos de Nutrição e Gastronomia, Fernanda Avena, junto à estudante do curso de Nutrição, Luciana Oliveira, prepararam duas receitas ricas em nutrientes e fáceis de fazer: Chutney de manga com isca de frango e Picolé de manga.
De acordo com a professora, de outubro até janeiro as mangueiras ficam carregadas e se torna a melhor época para o consumo da fruta. “Neste período a manga estará mais doce, perfumada e com um preço bem mais em conta. É uma fruta muito versátil e que costuma agradar a todos. Podem ser consumidas em saladas, doces, in natura, sucos e em preparações tanto doces quanto salgadas”.
Propriedades funcionais
Ambas as receitas são ricas em nutrientes. A professora de Nutrição Funcional, Fernanda Bassan, destaca que a manga é uma fruta rica em fibras e carotenóides, que são fitoquímicos com importante ação antioxidante que previne o envelhecimento celular, composta também por beta caroteno, que ajuda ainda no bronzeamento e a prevenir o envelhecimento da pele provocado pelo sol.
“O picolé de manga, além de não possuir açúcar, tem na composição a chia, uma semente rica em mucilagens, que quando em contato com a água ficam gelatinizadas. O benefício desse gel é dar mais saciedade ajudando no emagrecimento, na redução da glicose sanguínea e do colesterol. O chutney é riquíssimo em ingredientes com propriedades funcionais. O gengibre e o açafrão são super anti-inflamatórios, ajudando no combate ao excesso de peso, prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes, entre outras. O açafrão, inclusive, possui benefícios na saúde neuronal, sendo um aliado no tratamento do estresse e da depressão. A pimenta, presente no chutney, além de aumentar a absorção dos componentes do açafrão possui atividade termogênica leve, ajudando no emagrecimento”, explica a especialista.
Confira as receitas:
Picolé de manga
Ingredientes: 1/2 manga madura, 200 ml de água de coco, 1 colher de sopa de chia.
Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador, colocar nas forminhas de picolé e levar ao congelador até congelar.
Chutney de manga com isca de frango
Ingredientes para a isca de frango: 400g de peito de frango, 1 colher (chá) de alho picadinho, pimenta do reino à gosto, 1 colher (café) de açafrão em pó, 1 colher (sobremesa) de raspas de limão, sal à gosto, 1 clara de ovo, 1 xícara (chá) de gergelim (misturado branco e preto), óleo de coco (o suficiente para grelhar).
Modo de preparo da Isca de frango: Cortar o peito de frango em cubos médios. Temperar com alho, pimenta, raspas de limão, açafrão e sal. Reservar. Colocar o gergelim em um prato raso, passar os cubos na clara levemente batida, retirar o excesso e passar no gergelim de forma que cubra todos os lados. Reservar. Aquecer a frigideira, colocar um fio de óleo de coco e grelhar aos poucos os cubos de frango. Não colocar muito de uma vez só para não soltar muita água. Deixar que o gergelim doure e o frango cozinhe por dentro. Os quadradinhos de frango também podem ser assados. Levar ao forno (200°C) por aproximadamente 15 minutos, mas esse tempo dependerá da potência do seu forno, então é importante ficar de olho.
Ingredientes para o chutney: 1 manga, 1 canela em pau, 1 anis estrelado, 2 colheres (sopa) de açúcar demerara, 2 colheres (sopa) de vinagre branco, 1 colher (sobremesa) de gengibre ralado, 1 colher (chá) de pimenta dedo de moça, 3 colheres (chá) de água filtrada.
Modo de preparo do chutney: Picar a manga em cubos pequenos, colocar em uma panela e misturar o açúcar, gengibre, pimenta dedo de moça picadinha, canela, anis, vinagre e água. Levar ao fogo baixo até que desmanche bem e forme um purê espesso.