A Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade está divulgando o lançamento do livro “Educação Nacional: o que pensam especialistas, políticos e dirigentes”. A publicação foi organizada por Célio da Cunha, Olzeni Costa Ribeiro e Marli Alves Flores Melo.
O livro é o resultado de entrevistas realizadas entre os anos de 2013 e 2015 com ex-ministros da Educação, gestores, parlamentares e especialistas para registrar os pensamentos e posições sobre diversos tópicos e questões relevantes para a formulação e execução de políticas de educação no Brasil.
A escolha dos entrevistados foi feita seguindo critérios que pudessem incluir dirigentes que ocuparam cargos estratégicos na condução dos assuntos da educação, como também parlamentares e especialistas com reflexões oportunas que os autores avaliaram como indispensáveis para um enfrentamento mais contundente dos desafios educacionais do país.
Entre os entrevistados estão: Cândido Alberto da Costa Gomes; Carlos Augusto Abicalil; Cristovam Buarque; Fernando Haddad; José Henrique Paim; Maurílio Hingel; Priscila Cruz e Viviane Senna.
A Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade, que completa 10 anos em 2018, é conduzida pela Universidade Católica de Brasília (UCB), cuja linha de desenvolvimento visa estabelecer um centro de excelência na geração de conhecimento sobre a juventude, em perspectiva interdisciplinar, associando o ensino de graduação e pós-graduação, a pesquisa e a extensão.
Os objetivos da Cátedra são: oferecer cursos e inserir conteúdos em disciplinas e práticas existentes sobre tema, intimamente associadas à pesquisa e à extensão, com enfoque interdisciplinar; Desenvolver programas de pesquisa, gerando e disseminando trabalhos intelectuais; Estabelecer intercâmbio nacional e internacional, acentuando os elos entre a pesquisa e as políticas educacionais; e contribuir para o desenvolvimento de atividades de extensão, propiciando a interação com o ensino e a pesquisa.