Em geral, disciplinas exatas representam maior resistência no aprendizado dos alunos. Em parte, pela dificuldade que os estudantes têm de assimilar os conceitos da matéria na sua realidade. Para ajudá-los nesse aprendizado, o curso de Química da UCB desenvolveu o Projeto QuímicArte, que busca ir até as escolas da educação básica para auxiliar os alunos a perceberem a química no seu dia a dia, unindo ensino, pesquisa e extensão. Em 11 anos de atuação, a iniciativa já beneficiou vários espaços no Distrito Federal.
O nome do projeto surgiu com o intuito de se trabalhar o fenomenológico e os conceitos da Química de forma interativa, lúdica e criativa com estudantes do curso e do Ensino Médio. O programa também é uma estratégia para inserção dos graduandos no cotidiano da sala de aula e para promover uma maior relação universidade-escola.
Uma das frentes do programa, o QuímicArte em Movimento, é responsável por realizar as intervenções educativas nas escolas e em alguns espaços públicos do DF, demonstrando os benefícios de conhecimentos básicos da química para a sociedade. Para isso, a equipe realiza experimentos de impacto visual não nocivos, além de utilizarem jogos didáticos e uma abordagem criativa e descontraída com os alunos, fazendo com que percebam o universo da química nas suas realidades. Também é possível realizar visitas programadas à UCB, previamente marcadas com a coordenação do Projeto.
Essa frente também procura reativar os espaços de experimentação da escola, como conta o coordenador do curso de Química da UCB, Prof. Cleber Alves da Costa. “As práticas extensionistas são reforçadas pelo empenho em reativar esses espaços, com visitas planejadas para catalogação dos reagentes e equipamentos da escola e posterior estruturação do espaço e das práticas, para que os professores da escola possam usar o espaço em segurança e com experimentações ecologicamente corretas”, explica.
O planejamento e preparo das visitas às escolas acontece na outra divisão do projeto: o Espaço QuímicArte. O ambiente também serve de reflexão para a comunidade Química da UCB, a discutir atividades de ensino, pesquisa e extensão, sendo relevante na formação intelectual do corpo discente e na compreensão de projetos multidisciplinares. Para isso, o espaço promove apresentação de vídeos, palestras, seminários, oficinas e minicursos sobre temas relevantes ao desenvolvimento da Química e sua relação com temas cotidianos.
O trabalho dos estudantes é feito de forma voluntária e, segundo a professora Silvia Keli, os interessados devem aguardar o convite da coordenação do curso de química, feito geralmente no início de cada semestre. Atualmente, o projeto conta com duas bolsistas de Iniciação Científica trabalhando em desenvolvimento de materiais didáticos compatíveis com as novas tendências do Ensino Médio.