A+
A-
Logicamente Logo2019

Projeto Logicamente é convidado a participar do CBIE 2019

O Projeto foi convidado pelo Espaço de Criatividade para integrar um setor voltado à diversidade, inclusão e inovação

Os organizadores do Espaço de Criatividade, ligado ao Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília (UnB), convidou o Projeto Logicamente, da Universidade Católica de Brasília (UCB), para integrar o conjunto de atividades que serão oferecidas no Espaço de Criatividade no VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2019), que ocorrerá em Brasília, de 11 a 14 de novembro. Neste ano, o CBIE terá como tema “A Computação na perspectiva da diversidade, inclusão e inovação na educação para o século XXI”.

O Espaço de Criatividade visa acolher professores da Educação Básica e Superior, unindo cientistas, artistas, pesquisadores e empreendedores com o objetivo de construir um mundo onde os estudantes sejam mais criativos e humanos e, que professores possam transformar os espaços de aprendizagem em ambientes de criação, desenvolvimento de talentos e habilidades que gerem impacto social. “Neste sentido, entendemos que o Projeto Logicamente tem muito a agregar para a formação de estudantes e professores que irão participar do CBIE 2019”, destacou o coordenador do Espaço Criatividade, Tiago Thompsen Primo.

O Projeto

Uma iniciativa dos cursos de Computação e Tecnologia da Informação (TI), da Universidade Católica de Brasília (UCB), o Logicamente iniciou suas atividades em 2017 e conta com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF). Além de professores que acompanham todo o processo de pesquisa, o Logicamente é composto por estudantes bolsistas, que têm a função de criar jogos interativos e novas técnicas de ensino e aprendizagem usando o raciocínio lógico-matemático.

Pesquisas comprovam que jovens programadores têm suas habilidades de solução de problemas, comunicação, planejamento e estruturação de projetos potencializadas. “São conhecimentos importantes para qualquer pessoa, independentemente de idade, experiência ou atuação. Por meio de atividades com jogos educativos computadorizados, o projeto motiva os estudantes na busca do conhecimento e, ainda, a trabalharem de forma cooperativa uns com os outros”, explicou a professora Graziela Guarda.

A professora Graziela elaborou um artigo científico demonstrando que 90% dos estudantes que participaram das atividades no ano de 2017 obtiveram melhora de rendimentos na área de Exatas. “Esse projeto é o meu coração. Eu sempre quis desenvolver essas técnicas de aprendizado e, com o apoio da Universidade e da FAP/DF, estou podendo concretizar. Estamos em uma fase inicial de trabalho, mas já somos considerados case de sucesso pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que nos pediu mais informações sobre o projeto e nossa metodologia. Quem sabe um dia possa virar uma matéria obrigatória ou uma política pública de ensino-aprendizagem”, disse a professora.

Notícias Recentes

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

UCB_-_SEGURANCA_DENTRO_DO_CAMPUS_TOPO_DE_EMAIL

Orientações sobre segurança dentro do campus da UCB

Please select listing to show.

Falando nisso...