O número de pessoas que procuram academias de ginástica para praticar atividades físicas vem aumentando nos últimos anos no Brasil. Obesidade, sedentarismo e recomendação médica são motivos que levam a população a buscar a prática de exercícios físicos. Antenado nesse processo, o curso de Educação Física da Universidade Católica de Brasília (UCB) oferece aos colaboradores da Instituição atividades físicas supervisionadas, como o Projeto Personal, coordenado pelos professores Fábio Tenório e Nilza Maria, que consiste em atividades da disciplina “Estágio III Supervisionado”, que faz do estudante da Universidade um personal trainer para os colaboradores.
O projeto é gratuito e tem como objetivos principais avaliar a condição física e morfológica, elaborar um programa de treinamento físico e acompanhar, durante todo o semestre, os inscritos no programa.
Segundo a professora Nilza Maria, o projeto tem vários objetivos. “Um deles é proporcionar aos colaboradores e professores da UCB uma oportunidade de incentivo para a prática da atividade física, melhorar a saúde e a qualidade de vida dos nossos colaboradores, por meio da prática de atividades físicas supervisionadas e orientadas por especialistas. Com isso, colocamos os estudantes de “Estágio III Supervisionado” com a vivência de todo o conteúdo teórico e prático que já foi visto durante o curso. Com isso, esse estudante entende a realidade do trabalho”, explicou.
“Utilizamos as instalações do curso de Educação Física da Universidade, além disso, fazemos uso do Laboratório de Estudos da Força (LABEF) e do Laboratório de Avaliação Física e Treinamento (LAFIT) para fazer as avaliações no período que antecede o início das práticas e treinamentos”, explicou a coordenadora do projeto, prof.ª Nilza Maria.
O coordenador de Segurança da UCB, Thaian Ferreira dos Santos, faz parte do projeto. Ele sempre foi muito ativo, ex-atleta, mas ao longo do desenrolar das suas atividades profissionais, estresses do dia a dia e conciliando trabalho e a vida acadêmica, foi abrindo mão da atividade física. Hoje, Thaian se enquadra no que os especialistas chamam de sedentários.
“Deixei de praticar atividade e automaticamente parei de me alimentar de forma saudável, com isso eu engordei 15kg, e isso vem me incomodando muito porque são outras questões, não é só estética, implica em saúde, prevenção de doenças e disciplina. Como moro distante da Universidade, para eu conseguir uma academia para treinar pela manhã seria complicado, foi então que descobri o Projeto Personal, que me oferece um espaço para a prática da atividade física, orientado e gratuito”, explicou Thaian.
“Estou com um desafio comigo mesmo, de voltar a ser o que eu era antes, praticar esporte e ter qualidade de vida baseada em práticas esportivas e atividades físicas. Coloquei tudo que estava fazendo na balança existencial e vi que estava priorizando outras coisas que não são tão valorosas quanto a minha saúde”, destacou Thaian, que está motivado a voltar a praticar atividades físicas.
“Se eu puder deixar uma mensagem para os outros colaboradores eu diria para avaliarem as suas prioridades. Não falta tempo, falta organização e priorizar a coisa certa. Nessa balança existencial de vida eu me coloquei nela e vi que eu estava priorizando aquilo que não tem valor. Tem uma frase que eu uso muito que diz: a vida é muito curta para fazer dela pequena. Então, reveja seus valores e suas escolhas e faça a escolha pela vida saudável”, destacou Thaian.
Os interessados em participar do Projeto Personal podem procurar o LABEF, no telefone (61) 3356-9081 ou procurar os professores Fábio Tenório ou Nilza Maria, no curso de Educação Física.