Matéria da Rádio Senado sobre alfabetização de adultos conta histórias de participantes do Alfabetização Cidadã
Uma série de reportagens da Rádio Senado sobre alfabetização de adultos é finalista do Prêmio Estácio de Jornalismo de 2019. A matéria especial “Os sonhos não envelhecem” conta a história de participantes do projeto Alfabetização Cidadã, da Universidade Católica de Brasília (UCB).
O projeto de alfabetização de pessoas jovens e adultas da Católica – Alfabetização Cidadã – existe há 25 anos. Trata-se de um projeto social de caráter filantrópico, que atende pessoas com idade acima de 18 anos que não são alfabetizadas e que possuem renda per capita de R$ 400. Pessoas que possuem vulnerabilidade social, desamparo, carências de diversas instâncias e, portanto, não possuem apoio nem incentivo para iniciar e dar continuidade à vida acadêmica. As atividades de alfabetização acontecem tanto na própria UCB quanto nas comunidades carentes ao redor da Universidade.
Responsável pelo projeto, a professora Carla Cristie de Franca Silva parabenizou o trabalho realizado pela rádio Senado. “Evidenciar a realidade brasileira e mapear ações interventivas que promovam a transformação social a partir da educação garantem o verdadeiro exercício da cidadania”, declarou.
A série “Os sonhos não envelhecem” é uma produção da Rádio Senado, com reportagem de Rodrigo Resende e trabalhos técnicos de Cristiane Melo.
Confira: https://www12.senado.leg.br/radio/1/reportagem-especial/os-sonhos-nao-envelhecem
As reportagens vencedoras da nona edição do Prêmio Estácio de Jornalismo de 2019 serão conhecidas no dia 21 de novembro, em cerimônia no Rio de Janeiro.