Esta segunda-feira, 27 de agosto, foi marcada pela 1ª Tarde Formativa do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Católica de Brasília (UCB). Cerca de 60 estudantes, coordenadores e supervisores bolsistas do programa participaram das atividades, que contou ainda com a presença do pró-reitor Acadêmico, prof. Dr. Daniel Rey de Carvalho.
O Programa de Residência Pedagógica integra a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade dos cursos.
Segundo o professor Daniel, programas de residência são importantes para a profissionalização de uma das profissões mais importantes: a do professor. “Sabemos que os cursos de licenciatura, ao longo dos últimos anos, vêm sofrendo baixas importantes no número de estudantes. Queremos reverter esse quadro, impulsionando a carreira tão linda que é a do docente. Para isso, estamos implantando um sistema moderno de educação, que valoriza o ensino e a aprendizagem”, destaca.
A coordenadora institucional da Residência Pedagógica da UCB, prof.ª Dr.ª Mercia Helena Sacramento, explica esse novo programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). “O projeto Residência Pedagógica é uma nova visão de estágio. Os estudantes, em um ano e meio, devem cumprir 440 horas na escola, direto, acompanhando o professor e fazendo regência. Como o estágio em licenciatura é de 440 horas, o estudante que fizer a residência estará liberado do estágio obrigatório. É vantajoso para o estudante, que ainda ganha uma bolsa, ele vai ter uma experiência vivenciada do estágio, que é diferente do estágio atualmente, ele vai ter vínculo com a escola, responsabilidade e vai viver realmente o que é ser professor”, destacou a coordenadora.
A UCB, por meio do Programa Residência Pedagógica, trabalha com sete escolas conveniadas, três núcleos de residência e 24 estudantes envolvidos.