O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) promoveu, nesta segunda-feira, 20 de agosto, a 1ª Tarde Formativa do Programa, reunindo estudantes de licenciatura dos cursos de Letras/Português, Letras/Inglês e Educação Física, do primeiro ao quarto semestre, e que deverão atuar até por 18 meses no projeto em escolas públicas conveniadas com a Universidade.
O PIBID é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB). É uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.
“O encontro abre oficialmente as atividades do programa e traz algumas discussões relevantes para a formação inicial dos licenciandos. Além disso, fortalece a formação inicial desses estudantes, atuando em escolas da rede pública do Distrito Federal. Temos uma parceria com o Centro de Ensino Médio EIT (Cemeit), de Taguatinga, e com o Centro de Ensino Fundamental Vila Areal (CEF Vila Areal) que recebem esses bolsistas”, disse a coordenadora do PIBID, prof.ª Dr.ª Déborah Cristina de Mendonça Oliveira.
Para Pedro Henrique de Souza, estudante do primeiro semestre do curso de Letras/Inglês, a escolha pela docência veio por conta da afeição à profissão. “Esta é uma das profissões mais nobres que nós temos e pouco valorizada. Minha família é formada por professores, minha mãe e meu irmão são professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal, por isso cresci ouvindo sobre escola e educação. Então, no meu primeiro dia de aula surgiu a oportunidade de me inscrever no PIBID e hoje estou aqui”, disse Pedro.
Já Celso Luiz Feitosa, estudante do terceiro semestre do curso de Educação Física, destaca a beleza da profissão como incentivo para a sua escolha. “A arte de transmitir conhecimento ao próximo é mesmo um dom. Por conta disso, me apaixonei por ensinar, por ajudar as pessoas que tenham dificuldade em aprender, fazer com que elas evoluam é fascinante”, disse Celso, que descobriu o PIBID por meio do Centro Acadêmico.