Os professores do Programa de Pós-Graduação e Graduação em Educação Física da Universidade Católica de Brasília (UCB), Carmen Campbell e Hebert Gustavo Simões, foram nomeados consultores da Organização das Nações Unidas (ONU), em um projeto social que tem como objetivo desenvolver habilidades para a vida, por meio do esporte, em crianças e adolescentes em situação de risco de violência, criminalidade e abuso de drogas no Brasil.
A consultoria terá duração de seis meses no Brasil e terá como finalidade: adaptar o material ao contexto e cultura brasileira, preparar, implementar e executar o 1º curso de treinamento de habilidades para a vida (HV), além de orientar, acompanhar e oferecer suporte ao trabalho dos treinadores e apresentar sugestões para o aprimoramento das atividades e sessões realizadas.
“Recebemos com muita alegria a notícia de que fomos selecionados para participar como consultores da ONU neste belo projeto social. Nós, como atletas de atletismo desde a adolescência e treinadores voluntários de crianças e jovens carentes no Brasil e nos EUA, pudemos vivenciar, na prática, o potencial do esporte em desenvolver as habilidades ou competências para a vida desse público. Poder ajudar nossas crianças, jovens e o nosso país por meio do esporte, algo que amamos fazer e que acreditamos ser um dos caminhos para o início da resolução do problema, é bastante gratificante”, conta a professora Carmen.
Além de colaborar com a sociedade, o projeto também gera benefícios para a Instituição. “Nós, a UCB, nossos estudantes e demais colegas estarmos de alguma forma envolvidos com essa iniciativa da ONU, que começa no Brasil, mas que se estenderá para o mundo todo, será uma grande oportunidade de podermos dar a nossa contribuição na redução e prevenção da criminalidade infantojuvenil. A partir dessa iniciativa, novas propostas e interações inter e multidisciplinares poderão ser debatidas por diferentes profissionais, dentro e fora da UCB, com exposição de ideias extraordinárias trazendo à luz as possíveis soluções para este grave problema social. Considero a Universidade um excelente local para debates sobre soluções para problemas sociais”, destaca o professor Hebert.
Consultoria
A partir do 13º Congresso sobre Crime, realizado pelas Nações Unidas em abril de 2015 em Doha, no Qatar, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) lançou uma nova iniciativa global com foco na prevenção da criminalidade juvenil por meio da prática de esportes.
Esta iniciativa da ONU visa, por meio do esporte, reforçar a resiliência em jovens em situação de risco para a redução de comportamentos antissociais, além de atuar como uma plataforma para desenvolver habilidades para a vida (HV) capazes de aumentar a capacidade de adaptação e estimular comportamentos positivos. Essa ação de prevenção busca o engajamento de jovens como embaixadores de estilos de vida seguros e saudáveis dentro de grupos e comunidades locais.
O programa abordará vulnerabilidades ligadas à violência, ao crime e ao consumo de drogas, envolvendo comunidades locais e a realização das atividades em centros esportivos e escolas. O propósito da consultoria é adaptar o curso de treinamento de HV, bem como formar e treinar os formadores que trabalharão diretamente com as crianças e jovens. Além de colaborarmos na adaptação do curso, atuaremos na implementação das atividades e sessões de desenvolvimento das HV em cooperação com especialistas do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) de Brasília, bem como no treinamento dos treinadores que atuarão diretamente com as crianças e jovens.