Parceria entre a Conferência dos Bispos do Brasil e a Católica acontece desde 2016
Professores, estudantes e egressos do curso de Jornalismo e da pós-graduação em Comunicação participaram da comissão julgadora de um dos prêmios de comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – Dom Hélder Câmara de Imprensa – destinado às melhores reportagens publicadas em jornais e revistas.
A professora Eliane Muniz, que integrou o comitê organizador do Prêmio, afirmou que se trata de uma parceria realizada desde 2016. “Esta é a quarta vez que participamos do júri do prêmio Dom Hélder Câmara de Imprensa. É uma alegria e uma honra atuar junto à CNBB neste propósito de valorizar reportagens que prezam pela dignidade humana.”
Neste ano, a comissão julgadora foi composta pelos docentes Alan Santos, Eliane Muniz, Renata Giraldi e Robson Dias. Também participaram os alunos egressos da pós-graduação e graduação Carlos Roberto Gomes, Marina Sabioni, Lorena Braga e Marina Brauna.
Concorrência
O grupo analisou o total de 48 matérias e fez uma triagem das reportagens, escolhendo três finalistas de cada categoria – jornal e revista – que foram enviados à Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, encarregada de escolher a matéria vencedora.
A professora Renata Giraldi disse que foi uma experiência enriquecedora, sobretudo, pela qualidade dos trabalhos apresentados. “Fiquei impressionada com as pautas, a apuração e os textos apresentados. Um nível altíssimo, inclusive nos deixando em dúvida sobre as menções.”
Para a egressa do curso de Jornalismo Lorena Braga foi um desafio fazer parte da comissão julgadora do prêmio Dom Hélder Câmara de Imprensa. “Deparei-me com reportagens muito boas, com temas sociais relevantes e que merecem o prêmio, porém nossa avaliação tem que ser criteriosa no que concerne à construção de um trabalho jornalístico.”
Recorde
Esta foi a 52º edição dos Prêmios de Comunicação da CNBB, que bateu recorde de inscritos em todas as categorias. O evento ocorre anualmente com o intuito de os bispos conhecerem os trabalhos que dão importância a valores humanos e cristãos em diversas áreas da comunicação: rádio, cinema, imprensa, internet e televisão.
A entrega dos prêmios foi transmitida pelas emissoras católicas de televisão na última semana de julho.
Abaixo a lista dos vencedores de cada categoria, divulgada no site da CNBB:
PRÊMIO DE IMPRENSA – “Dom Hélder Câmara”
– Categoria Jornal
Título: “A SAGA DOS MORADORES DE RUA EM SÃO PAULO POR UM COPO D’ÁGUA” – BBC Brasil – Felipe de Souza Silva
– Categoria Revista
Título: “AMAZÔNIA EM APUROS” – Revista Época/ Rio de Janeiro (RJ) – Hudson Corrêa
– Menção honrosa: Vinícius Sassine
PRÊMIO DE CINEMA – “Margarida de Prata”
– Categoria longa-metragem
Título: “O VOO DA PRIMAVERA” – Essá Filmes- Goiânia (GO) – Dagmar Olmo Talga
– Categoria curta-metragem
Título: “BAIXA FUNDA, O DESTINO DE UM POVO”- Instituto Marlim Azul – Vitória (ES) – Marcello Sannyos
– Menção honrosa: Wagner Moura
PRÊMIO DE INTERNET – “Dom Luciano Mendes de Almeida”
– Categoria Portal, sites e blogs
Título: “O GIRO DA PERIFERIA” – webdocumentário sobre empreendedorismo nas periferias/ São Paulo (SP) – Miréia Aparecida da Silva Lima
– Categoria Iniciativas em Redes Sociais
Título: “A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NÃO É FAKE NEWS” – Rádio Agência Senado/ Brasília (DF) – Hunald Vale do Nascimento
– Categoria Aplicativos
Título: “SOU CATEQUISTA” – Agência Minha Paróquia/ São Paulo (SP) – Jacqueline Cristina Souza
– Menção honrosa: Iara e Eduardo Xavier – Caçadores de bons exemplos
PRÊMIO DE TV – “Clara de Assis”
– Categoria Reportagem
Título: “RELATÓRIOS SECRETOS DA CIA MOSTRAM QUE EPISCOPADO BRASILEIRO SE TORNOU PRINCIPAL VOZ EM DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS DURANTE DITADURA”- Globo News / Brasília (DF) – Gerson Camarotti
– Categoria Documentário
Título: “O PODER DA (DES)INFORMAÇÃO” – TV Brasil EBC/Brasília (DF) – Graciely Bittencourt Machado. A equipe foi representada na premiação pela jornalista Cíntia Vargas
– Menção honrosa: Ricardo Boechat (in memorian) – homenagem entregue à esposa do jornalista, Veruska Boechat
PRÊMIO DE RÁDIO – “Microfone de Prata”
– Categoria Jornalístico
Título: “NATAL – COMO SE FOSSE O PRIMEIRO” – Rádio Band News FM / São Paulo (SP) – Maiara Bastianello
– Categoria Religioso
Título: “NELSINHO PARA TODOS!” – Rádio Aparecida – Carolina Serra Barboza de Faria Reis
– Categoria Entretenimento
Título: “RÁDIO – A VOZ DA EMOÇÃO” – Rádio Aparecida – Marcelo Pacífico Duarte. Recebeu o prêmio o diretor geral da Rádio Aparecida, padre Inácio Medeiros
– Menção honrosa: Milton Jung
Prêmios
Além do Dom Hélder Câmara de Imprensa, a CNBB organiza os prêmios Margarida de Prata, que existe desde a década de 1960, destinado a filmes e documentários; Clara de Assis, a programas de televisão; Microfone de Prata, a programas de rádio; Dom Luciano Mendes de Almeida, a portais, sites, blogs, mídias sociais e aplicativos.
Assim como a UCB, também integram as comissões julgadoras desses prêmios professores e estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, da Universidade Católica de Salvador e profissionais da Rede Católica de Rádio.
Texto de Yasmin Gurgel sob supervisão do professor Leandro Bessa