O Prêmio Troféu Imprensa 2018 homenageou Renata Giraldi, do Departamento de Comunicação da Universidade Católica de Brasília (UCB), em três categorias. Ela ficou em segundo lugar para Coordenador de Jornal Laboratório e Melhor Professor. Para Orientador de TCC, obteve a terceira colocação.
“É uma alegria imensa. Adoro o que eu faço, gosto da convivência com os estudantes, que me ensinam todos os dias e também me pressionam a nunca parar, nem achar que há limites. Educação é isso: aprendizado contínuo. Jornalismo é a vivência de tudo ao mesmo tempo”, disse Renata.
A votação foi realizada via internet, de 17 de outubro a 14 de novembro, de forma que o eleitor tinha de se identificar colocando o e-mail. O resultado da premiação foi revelado na quinta-feira (22). A escolha contabilizou 5,3 mil votos válidos.
De acordo com os organizadores, o objetivo do Professor Imprensa é destacar os profissionais que contribuem a cada ano para o aprimoramento dos cursos de Comunicação pelo País, além de valorizar a profissão do professor comunicador.
Renata Giraldi, 49 anos, é professora da UCB desde 2016. Com doutorado em Comunicação, cuja tese foi em jornalismo internacional, e mestrado na mesma área, com dissertação em jornalismo político pela Universidade de Brasília (UNB), ela tem graduação em Jornalismo e História. Há 13 anos está em sala de aula.
A trajetória de Renata Giraldi é marcada por experiências em diversas redações, como Folha de S.Paulo, Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil, O Dia, Correio Braziliense, Jornal de Brasília, além da Rádio CBN, TV Globo, Globonews, SBT e TV Brasília. Atualmente é gerente de redação da Agência Brasil, da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).