A coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, da Universidade Católica de Brasília (UCB), prof.ª Dr.ª Maria Aparecida Penso, juntamente com a doutoranda Denise Pereira Sena, e a mestranda Angélica de Lucas Gavaldão, participaram do IV Congresso Ibérico de Terapia Familiar “Amor em tempos de crise”, que ocorreu na Universidade de Coimbra, em Portugal, entre os dias 25 e 27 de outubro.
A professora apresentou uma metodologia de atendimento a famílias em situação de litígio pela guarda de filhos, que realiza no Centro de Formação em Psicologia Aplicada (CEFPA) da UCB há mais de 15 anos, com a participação de estagiários da graduação em Psicologia e também mestrandos e doutorandos. O trabalho é intitulado “Atendimentos psicossociais a famílias em situação de litígio”.
Angélica Gavaldão apresentou um pôster de um estudo de caso que faz parte do seu mestrado, intitulado “Dinâmica de Casais com Filhos com Deficiência: Amor e Desafios”.
Já a doutoranda Denise Sena apresentou os resultados do seu mestrado, que também foi realizado na UCB, sob a orientação da professora Maria Aparecida Penso, com o título “Amor e ódio em situação de guarda: visão dos juízes”.
A participação nesse evento também proporcionou a troca de experiências com pesquisadores de Portugal e Espanha, bem como contatos com universidades portuguesas e espanholas para futuras parcerias.