Docente do curso de Direito, Nefi Cordeiro também é ministro do STJ
A Câmara Legislativa do Distrito Federal concedeu nesta segunda-feira (30) o título de Cidadão Honorário de Brasília a Nefi Cordeiro, professor do curso de Direito da Universidade Católica de Brasília (UCB) e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A solenidade contou com a presença de membros do Poder Judiciário, familiares e do presidente da sessão, deputado Reginaldo Sardinha (Avante).
O ministro Cordeiro iniciou a carreira jurídica como promotor de Justiça e juiz de direito em âmbito estadual até ingressar na jurisdição federal, onde trabalha até hoje. Atua como professor de direito processual penal no curso de Direito da Católica há cinco anos.
O corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Eustáquio Martins, declarou que Cordeiro recebe a homenagem por mais que sua atuação como magistrado. “Vossa Excelência recebe com muita honraria e com muito mérito o título de Cidadão de Brasília pelos seus relevantes trabalhos no campo da magistratura, mas, sobretudo, pelo desempenho maior na defesa da cidadania brasileira”, disse o corregedor.
O ministro e professor da UCB agradeceu a celebração e contou como começou sua relação com Brasília. “Fui conquistado por esta cidade. A beleza da arquitetura de Brasília, a miscigenação de brasileiros de todos os cantos de nosso país, esse sol maravilhoso, essas pessoas receptivas e preocupadas com um Brasil melhor. Hoje se formaliza uma condição que no coração já existia há muito. Sou cidadão de Brasília, sim. Sou cadango, sim”, declarou.