A+
A-

Professor da UCB participa da Campus Party falando sobre criatividade

O professor do curso de Física da UCB Diego Nolasco participou sexta-feira, 29 de junho, da segunda edição da Campus Party Brasília, o maior encontro de tecnologia do país. O professor teve a palestra mais votada para participar desta edição.

Com o título “Gambiarra que vira ciência: aqui é BR P#%%AAA!”, Diego Nolasco falou sobre a criatividade do povo brasileiro para a resolução de problemas. “Uma das etapas para participar da Campus Party é sugerir temas e atividades. Sugeri a questão da criatividade do brasileiro e o público gostou, tanto é que foi a atividade mais acessada, com 192 inscritos”, disse.

“Carregamos em nosso DNA uma competência extremamente valorizada atualmente, a criatividade. Se nos pegamos verdadeiramente interessados em resolver um problema, buscamos soluções das mais variadas formas para sanar as nossas necessidades. Geralmente, formas pouco ortodoxas podem ser mal interpretadas e cair em descrédito, sofrendo do preconceito da solução, que não é proveniente do meio acadêmico ou de empresas especializadas. Essas invencionices são conhecidas como gambiarras”, disse o professor.

“O brasileiro tem uma capacidade de converter ideias em produtos e meio que desacreditamos das nossas capacidades porque nos julgamos mal, mas temos uma vantagem muito grande em relação aos estrangeiros, pois somos o único país onde existe a gambiarra. Fazer gambiarra é a grande sacada que o nosso povo desenvolveu para a falta de recursos. Como aqui não temos recursos para desenvolver ciência de uma maneira adequada, como eles fazem no Vale do Silício (EUA) ou nas grandes instituições do planeta, a gente resolve na base da gambiarra”, destacou o professor Diego Nolasco, que já atuou como professor na Massachusetts Institute of Technology (MIT), considerada o mais importante centro de ciência e tecnologia do mundo.

Nolasco ainda destaca as implicações da criatividade do povo brasileiro para fazer ciência. “Todo processo criativo implica em uma análise criteriosa do problema, na exploração de opções para a solução pretendida, e na seleção da opção mais adequada e menos custosa. Se é dessa forma de pensar que nasce a gambiarra, então ela é, certamente, derivada do pensamento científico”, frisou.

“O objetivo da fala é inspirar os campuseiros a acreditar em seu potencial criativo e a saber que as grandes invenções do ser humano, geralmente, não vêm prontas, perfeitamente acabadas, desenvolvendo a proposta de que a dupla protótipo/melhoria contínua é o alicerce de toda grande inovação”, ressaltou o professor.


Notícias Recentes

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

UCB_-_SEGURANCA_DENTRO_DO_CAMPUS_TOPO_DE_EMAIL

Orientações sobre segurança dentro do campus da UCB

Please select listing to show.

Falando nisso...