A Universidade Católica de Brasília (UCB) contou com a participação do professor Luis Otávio Teles Assumpção, em reunião realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro, no dia 9 de fevereiro, no Rio de Janeiro, cujo objetivo era apresentar e debater sobre o “Sistema de Identificação e Desenvolvimento de Talentos no Esporte” (SIDTE). O projeto proporciona o aumento da participação de jovens praticantes de atividades físicas em oportunidades de treinamento, suporte e encaminhamento, no início da carreira de atleta.
O professor falou sobre como o SIDTE funciona e para que serve. “A necessidade de realização de estudos e pesquisas que melhor definam e possam melhor compreender as dificuldades, limites, estrangulamentos e gargalos na formação e desenvolvimento de talentos esportivos de alto rendimento, especialmente no contexto de um pais terceiro-mundista”.
Atualmente o projeto encontra-se na primeira fase, composta da definição e conceituação das dimensões balizadoras do sistema proposto, um modelo operacional de identificação e desenvolvimento de talentos e um modelo de análise para o tratamento de dados. “Estão previstas fases posteriores de desenvolvimento do SIDTE, visando a sua implementação, operacionalização e expansão”, salienta Luis Otávio.
Estavam presentes o Presidente do COB – Sr. Carlos Arthur Nuzmán; o Diretor Executivo, General Augusto Heleno Pereira; o Diretor-Executivo, Agberto Guimaraes; o Coordenador Geral do Projeto, Sebástian Pereira; a Coordenadora citada, Soraya Carvalho; o Coordenador científico, Antonio Carlos Gomes, além de profissionais da educação física do Brasil.