A+
A-
equipe-subeb-768x373

Professor da UCB ajuda na formulação de política pública do DF

Dr. Luiz Síveres, do Programa de Pós-Graduação em Educação, é o desenvolvedor da Pedagogia Alpha – presença, proximidade e partida, que será o suporte teórico e pedagógico do programa Atitude, que será aplicado nas escolas do Distrito Federal

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal lançou no dia 4 de março, em Planaltina/DF, o programa “Atitude: correção de fluxo escolar no DF – possibilidades para continuar avançando”, que trata da questão de estudantes em defasagem idade-ano (aqueles com dois ou mais anos de atraso em relação ao seu fluxo escolar regular), tendo como parâmetro a idade inicial de entrada no Ensino Fundamental, de seis anos, conforme previsto pelas Resoluções do Ministério da Educação.

Segundo informação da professora Marli Ribeiro, da Diretoria de Ensino Fundamental, a Subsecretaria de Educação Básica aprovou o programa Atitude nos termos do parecer n. 264/2019 do Conselho de Educação do Distrito Federal, baseado na “Pedagogia Alpha – Presença, Proximidade e Partida”, de autoria do professor da Universidade Católica de Brasília (UCB) Dr. Luiz Síveres, do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Para a professora Marli Ribeiro, que foi orientanda do professor Síveres, no ano de 2019, a partir da Pedagogia Alpha foram partilhadas temáticas para o Ensino Fundamental nos anos iniciais e finais (permanência escolar, proficiência, projetos interventivos) com todas as 14 Coordenações Regionais de Ensino, atendendo diretamente mais de 1874 coordenadores de nível intermediário (coordenador da regional de ensino) e local (coordenador da escola).

“Em todas as vivências de acompanhamento, exercitamos a presença, tendo a ideia do estar junto, colocar-se à disposição, estabelecer vínculos. A proximidade se deu por meio da reflexão dos temas, dos estudos oportunizados, dados refletidos, e a partida foi indicada pela proposta de ação e reelaboração de ação, metas, e novas propostas aos problemas debatidos nos encontros. A avaliação das vivências constituídas, a partir da Pedagogia Alpha, é bastante promissora e espera-se, em 2020, atender 4500 estudantes no programa Atitude em todo DF”, destacou Marli Ribeiro.

“A defasagem escolar é uma das grandes batalhas que uma rede de educação deve enfrentar. O atraso escolar, a incompatibilidade entre idade e série/ano do estudante direcionam nossos estudantes para um caminho de reprovação, abandono e insucesso. É para o enfrentamento a essas situações que a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) apresenta o programa “Atitude: correção de fluxo escolar no DF – Possibilidades para continuar avançando”, aprovado pelo Conselho de Educação do DF. O programa tem a perspectiva de acolher estudantes em defasagem escolar, buscando romper com ciclos de exclusão e abandono”, destaca o subsecretário de Educação Básica do Distrito Federal, Helber Ricardo Viera.

O lançamento do Programa contou com professores, coordenadores e diretores, bem como de representantes da Secretaria de Educação, do MEC e do UNICEF. O professor Luiz Síveres foi convidado para fazer a palestra sobre o Projeto Alpha, destacando a relevância do programa Atitude estar pautado na dinâmica da presença, proximidade e partida.

Notícias Recentes

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

UCB_-_SEGURANCA_DENTRO_DO_CAMPUS_TOPO_DE_EMAIL

Orientações sobre segurança dentro do campus da UCB

Please select listing to show.

Falando nisso...