A+
A-
ClarissegerminasDESTAQUE

Palestra marca o Dia Internacional da Mulher na UCB

O Dia Internacional da Mulher (8) impactou a rotina da Universidade Católica de Brasília (UCB). Alunos do Curso de Comunicação Social da instituição, que fazem parte do Projeto “Sentir Existir Construir”, realizaram a ação #GerMinas. Além de palestras, o ato foi marcado pela distribuição de sementes, com a finalidade de plantar ideias e ações que provoquem reais mudanças na vida das mulheres.

O GerMinas teve como objetivo chamar a atenção não somente para o papel da nova geração de mulheres, mas também para a forma como elas são retratadas nos núcleos sociais.

Na manhã do dia 8, a pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB), Clarissa Motter, conversou com os estudantes sobre questões de gênero, feminismo, opressão, machismo e o ser mulher com todos os seus recortes. A pesquisadora fez um balanço positivo do diálogo com os alunos. “Vimos a discussão de um feminismo mais raiz, focado na questão do homem e da mulher. Também vimos a discussão de um feminismo mais interseccional que trouxe à tona outras formas de opressão como raça, etnia e classe social. Houve, ainda, o debate sobre o feminismo pós estruturalista, que é mais a discussão do gênero como construção social”, afirmou.

A estudante de Jornalismo do turno matutino, Amanda Oliveira, ao avaliar o evento, destacou a importância do tema no âmbito acadêmico. “Os estudos devem refletir sobre o que é ser mulher e o peso que isto carrega dentro da sociedade”, disse.

À noite, a palestrante foi a pesquisadora da UNB, Aida Feitosa, que falou sobre mídia, questão racial e gênero. Feitosa exibiu um documentário e discutiu sobre a representatividade da mulher negra no audiovisual. Para a aluna de turno noturno de jornalismo de Jornalismo, Raphaella Inácio, a palestra foi de grande relevância. "Abriu espaço para a discussão dos diversos papeis das mulheres e do preconceito, na maioria das vezes velado, que prejudica as mulheres negras", destacou.

As palestras foram mediadas pelas professoras dos cursos de Jornalismo e Publicidade, Isabel Clavelin e Ane Molina.

Sentir Existir Construir
O Projeto “Sentir Existir Construir”, coordenado pelas professoras Raquel Cantarelli e Ane Molina, irá realizar diversas ações no decorrer do semestre, com a finalidade de debater a relação entre gênero e comunicação. Para a próxima segunda feira (13), os alunos são convidados a participar de um grupo de estudos a partir das 16h, na sala k 258, do Bloco K. Informações com a professora Ane Molina, na coordenação do Curso de Comunicação.


Notícias Recentes

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

UCB_-_SEGURANCA_DENTRO_DO_CAMPUS_TOPO_DE_EMAIL

Orientações sobre segurança dentro do campus da UCB

Please select listing to show.

Falando nisso...