A+
A-
Divulgação

, ,

Olfato Comunicação promove debate sobre tendências do Jornalismo Digital

O evento realizado pela empresa júnior de Jornalismo foi antecedido pela apresentação do novo curso da UCB – Jornalismo Digital

A diretora da Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação, Anelise Pereira Sihler, juntamente com o coordenador do curso de Jornalismo, Leandro Bessa, e o professor do curso Alberto Marques apresentaram aos estudantes, na última sexta-feira, 31 de maio, o novo curso oferecido pela Universidade Católica de Brasília (UCB), Jornalismo Digital. O novo bacharelado contém em sua matriz curricular novas disciplinas, como Jornalismo de Dados, Design e Plataformas Digitais, Visualização de Dados, Redação Convergente, dentre muitas outras.

Divulgação

“Falar hoje sobre jornalismo digital é falar sobre tendências de mercado. Vocês estudantes precisam se preparar para um cenário de profundas e rápidas mudanças. Muitos de vocês quando se formarem já estarão num cenário completamente diferente do cenário atual. Portanto, a Universidade tem se preocupado também com uma formação na qual nossos estudantes possam constantemente se reinventar”, disse a professora Anelise durante a apresentação do curso.

Para Leandro Bessa, a Universidade Católica tem feito o movimento de acompanhar as inovações, tecnologias, empreendedorismo. “Nós estamos atentos e trazendo o que é atual para oferecer uma formação que prepare para o futuro, nesse cenário multiplataforma, multiperformance, sobretudo no campo da Comunicação”, afirmou.

Divulgação

O professor Alberto Marques explicou que o surgimento da proposta do novo curso se deu a partir de diversas reuniões com o Núcleo Estruturante Docente de Jornalismo. Também foram feitas várias pesquisas em universidades brasileiras e no exterior, bem como observadas recentes oportunidades de trabalho ofertadas pelas empresas de Comunicação. “Existe uma ambiência que é digital e que transforma profundamente todos os âmbitos da Comunicação”, disse.

A apresentação do novo curso antecedeu a mesa-redonda “Tendências do Jornalismo Digital”, promovida pela agência júnior de Jornalismo, Olfato Comunicação, que está sob responsabilidade da professora Eliane Muniz e dos estudantes Breno Araújo, Kesley Pereira, Marcus Castro e Rafael Machado. O evento contou com a participação de estudantes de jornalismo de todos os semestres.

Tendências do Jornalismo Digital

Os jornalistas Manoel Ventura, de O Globo, e Jaqueline Saraira e Suzano Almeida, do jornal Metrópoles, foram os convidados para a mesa-redonda. Eles detalharam o cotidiano jornalístico, a utilização das ferramentas das novas tecnologias e responderam a dúvidas daqueles que em breve estarão no mercado de trabalho.

A jornalista Jacqueline Saraiva, que trabalhou no Correio Braziliense durante nove anos e hoje está no Metrópoles na área de Mídias Sociais, lembrou que a internet existe desde a década de 1970, e que ela atua no ambiente digital desde o seu ingresso no mercado de trabalho, há aproximadamente 10 anos. Para Jacqueline, o digital não fará com que o jornalismo impresso acabe, mas se adeque às novas realidades. “Notícias factuais não têm tanto efeito no jornal de papel, porque todo mundo consome pela internet. Portanto, o impresso tem se aprofundado ainda mais e segue para uma base mais analítica, mais densa”, afirmou.

Divulgação

Manoel Ventura, ex-aluno da UCB e jornalista do jornal O Globo e da revista Época, falou dos desafios de se produzir matérias para sites e impressos. Para ele, a diferença está no modelo de negócios da empresa, pois há sites importantes que oferecem conteúdos gratuitamente. Então, os impressos devem ter matérias com mais profundidade e de modo exclusivo para seus assinantes. “Uma matéria que faço para o impresso deve ser um produto feito apenas para quem está assinando o veículo”, acrescentou.

O jornalista Suzano Almeida contou que no Metrópoles ele trabalha tanto com notícias factuais como com matérias mais analíticas. E que o mais importante é que a notícia seja apurada. Ele ressalta que, seja no ambiente digital ou no meio impresso, a informação deve ter qualidade. “Não se faz jornalismo sem informação de qualidade”.

Durante o evento promovido pela Olfato, foi exibido um vídeo sobre os preparativos para o lançamento da rádio web Pulsátil, previsto para acontecer em agosto deste ano. A iniciativa é resultado do projeto de pesquisa e extensão sobre rádio web universitária, sob responsabilidade da professora Eliane Muniz. Conta com a parceria do Centro de Rádio e Televisão (CRTV) da UCB. Atualmente há cerca de sete estudantes envolvidos, que estão sendo capacitados pela equipe da rádio web para a produção de programas radiofônicos.

Reconhecimento

A manhã de sexta-feira também foi marcada por homenagens. Estudantes de Jornalismo e Publicidade que se destacaram pelo desempenho com publicações e em eventos receberam da diretora da Escola e do coordenador do curso certificados de reconhecimento.

Por Júlia Luísa da Silva e Alice Dias, estudantes sob orientação da professora Eliane Muniz

Notícias Recentes

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

UCB_-_SEGURANCA_DENTRO_DO_CAMPUS_TOPO_DE_EMAIL

Orientações sobre segurança dentro do campus da UCB

Please select listing to show.

Falando nisso...