A partir de março de 2018 o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) irá utilizar novos instrumentos de avaliação externa para avaliar a qualidade dos cursos de graduação e as instituições de ensino superior. Em outubro de 2017, foi publicada no Diário Oficial uma portaria que previa a nova forma de verificação, porém só agora a regulamentação foi oficializada.
Para o pró-reitor acadêmico da Universidade Católica de Brasília, prof. Dr. Daniel Rey de Carvalho, o novo modelo traz diversos benefícios. “Mudanças são sempre necessárias. É importante atualizar e melhorar a forma de avaliação das instituições de ensino superior para certificar que todas as opções oferecidas no mercado possuem a qualidade necessária”, explica.
Os instrumentos que serão usados em 2018 vão dar nota a qualquer entidade, pública ou privada, que ofereça cursos presenciais ou a distância de graduação. Os cursos presenciais receberão visitas dos responsáveis e as avaliações serão feitas in loco. Já os cursos a distância terão também que realizar o preenchimento de formulários eletrônicos.
A Diretoria de Avaliação da Educação Superior (DAES) do Inep é a responsável por todo o processo de análise da educação superior no Brasil. As universidades e faculdades que optarem pelo novo instrumento devem se manifestar por ofício ao Inep. As instituições que não tiverem interesse, terão seus processos continuados nos instrumentos nos quais já estavam cadastrados.