Para compartilhar metodologias ativas e projetos inovadores que estão sendo aplicados em sala de aula, foi realizado, no dia 24 de outubro, a Reunião Geral Docente da Universidade Católica de Brasília (UCB), no Auditório do Bloco Central, no Câmpus I.
De acordo com o pró-reitor acadêmico, professor Dr. Daniel Rey de Carvalho, esse novo formato da reunião dos professores colabora para o desenvolvimento dos profissionais e reflexão em torno das metodologias implementadas. A assessora de Formação Docente, professora Tatiana Portella, explicou que a ideia tem sido trazer experiências que inspirem os professores e coordenadores de curso a repensarem as suas práticas e a buscarem sempre trazer algo de diferente.
“Assim como queremos os estudantes como protagonistas, queremos os professores também. Eles são peças-chave nesse processo de inovação da Universidade Católica de Brasília. Essas reuniões têm sido um momento em que os professores mostram aquilo que tem dado certo, dentro e fora da sala de aula, e aqueles projetos de pesquisa, extensão e inovação que originam resultados positivos, cuja característica principal que estamos procurando, a interdisciplinaridade, seja o foco”, pontuou o pró-reitor.
Desenvolvendo uma pedagogia há 7 anos, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação, professor Luiz Siveres, foi um dos palestrantes do evento. “A nova pedagogia se chama pedagogia da presença, proximidade e partida. Estou exercitando-a na disciplina de epistemologia na Pós-Graduação neste semestre. Então, como é algo inovador, diferente e significativo, vim partilhar com os meus colegas essa iniciativa”.
Foram apresentados durante o evento: “Projeto Alpha: pedagogia da presença, proximidade e partilha”, do Programa de Pós-Graduação em Educação; “Next-generation Teaching: ensinando ao pesquisar beneficia estudantes e professores”, do curso de Ciências Biológicas; “Projeto Nutrição Integrada", do curso de Nutrição e o Projeto "SIM: Serviço de Atendimento Integral às Mulheres em situação de conflito doméstico e familiar”, do curso de Direito.