Evento gastronômico é uma parceria do curso de Gastronomia da Católica com a Festa do Morango de Brasília
A Universidade Católica de Brasília (UCB) realizou nesta quarta-feira (14) a 8ª edição do Concurso do Morango. A disputa é uma parceria do curso de Gastronomia da UCB com a Festa do Morango de Brasília, tradicional evento que acontece em Brazlândia e está em sua 24ª edição.
Nesta edição do concurso, competem 9 pratos, doces e salgados, que levam morango na receita. As refeições foram elaboradas por 21 participantes, todos moradores da área rural de Brazlândia. Eles são avaliados por um júri composto por 9 alunos e 1 professor do curso de Gastronomia da Católica.
A avaliação dos pratos leva em conta a apresentação, criatividade, originalidade, higiene no preparo, organização e sabor. O vencedor será conhecido no dia 1º de setembro, durante a Festa do Morango.
Além da parceria com o concurso, o curso de Gastronomia oferece também aos produtores rurais participantes uma oficina na Universidade. Este ano, o tema será sobre o uso de temperos naturais na gastronomia, dia 17 de setembro. A professora Fernanda Costa, coordenadora do curso tecnológico em Gastronomia, será a responsável pela oficina.
“Os jurados são formados por professores e estudantes formandos do curso de Gastronomia. E para a Universidade é uma honra receber mais uma vez a edição do concurso, pois envolve uma comunidade de produtores rurais. É uma oportunidade enorme para os estudantes estarem em contato com os produtores, responsáveis pela matéria-prima que utilizamos em nossa profissão”, destaca a professora Fernanda.
Festa do Morango
A colônia japonesa do núcleo rural Alexandre Gusmão (Arcag), localizada no Incra 6, em Brazlândia, é a organizadora da Festa do Morango, juntamente com a Emater-DF. Foram os japoneses que, no início da década de 70, trouxeram as primeiras mudas de morango para o Distrito Federal.
Alguns anos mais tarde, na década de 1990, a Emater-DF divulgou tecnologias de produção no Cerrado a todos os produtores da região. Com os avanços, o cultivo do morango tornou-se viável para o agricultor, mesmo durante o período das secas.
Concentra-se na região de Brazlândia a maior produção de morangos do DF. O pico da produção acontece no mês de agosto, mas, a colheita segue de maio a outubro, propiciando o desenvolvimento da economia local e a criação de empregos diretos.