A+
A-
Fotos: Faiara Assis

Morango é o prato principal em concurso na UCB

Evento gastronômico é uma parceria do curso de Gastronomia da Católica com a Festa do Morango de Brasília

A Universidade Católica de Brasília (UCB) realizou nesta quarta-feira (14) a 8ª edição do Concurso do Morango. A disputa é uma parceria do curso de Gastronomia da UCB com a Festa do Morango de Brasília, tradicional evento que acontece em Brazlândia e está em sua 24ª edição.

Nesta edição do concurso, competem 9 pratos, doces e salgados, que levam morango na receita. As refeições foram elaboradas por 21 participantes, todos moradores da área rural de Brazlândia. Eles são avaliados por um júri composto por 9 alunos e 1 professor do curso de Gastronomia da Católica.

Faiara Assis

A avaliação dos pratos leva em conta a apresentação, criatividade, originalidade, higiene no preparo, organização e sabor. O vencedor será conhecido no dia 1º de setembro, durante a Festa do Morango.

Além da parceria com o concurso, o curso de Gastronomia oferece também aos produtores rurais participantes uma oficina na Universidade. Este ano, o tema será sobre o uso de temperos naturais na gastronomia, dia 17 de setembro. A professora Fernanda Costa, coordenadora do curso tecnológico em Gastronomia, será a responsável pela oficina.

Faiara Assis

“Os jurados são formados por professores e estudantes formandos do curso de Gastronomia. E para a Universidade é uma honra receber mais uma vez a edição do concurso, pois envolve uma comunidade de produtores rurais. É uma oportunidade enorme para os estudantes estarem em contato com os produtores, responsáveis pela matéria-prima que utilizamos em nossa profissão”, destaca a professora Fernanda.

 

Festa do Morango

A colônia japonesa do núcleo rural Alexandre Gusmão (Arcag), localizada no Incra 6, em Brazlândia, é a organizadora da Festa do Morango, juntamente com a Emater-DF. Foram os japoneses que, no início da década de 70, trouxeram as primeiras mudas de morango para o Distrito Federal.

Alguns anos mais tarde, na década de 1990, a Emater-DF divulgou tecnologias de produção no Cerrado a todos os produtores da região. Com os avanços, o cultivo do morango tornou-se viável para o agricultor, mesmo durante o período das secas.

Concentra-se na região de Brazlândia a maior produção de morangos do DF. O pico da produção acontece no mês de agosto, mas, a colheita segue de maio a outubro, propiciando o desenvolvimento da economia local e a criação de empregos diretos.

Notícias Recentes

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

UCB_-_SEGURANCA_DENTRO_DO_CAMPUS_TOPO_DE_EMAIL

Orientações sobre segurança dentro do campus da UCB

Please select listing to show.

Falando nisso...