A+
A-
Foto: Faiara Assis

, ,

Ministro israelense visita a UCB

Diplomata foi recepcionado pelo reitor da Católica, inaugurou exposição e palestrou para alunos de Relações Internacionais

As relações internacionais foram destaque nesta sexta-feira (24) na Universidade Católica de Brasília (UCB). Mais especificamente a relação entre Brasil e Israel, marcada atualmente por forte aproximação. A Universidade recebeu o ministro e encarregado de Negócios da Embaixada de Israel em Brasília, Itay Tagner, que palestrou para estudantes de Relações Internacionais.

Foto: Faiara Assis

As atividades do dia começaram com a inauguração da exposição “Jerusalém: Um Retrato Aéreo”, do fotógrafo Odilon Frazão. A cerimônia na Biblioteca Central contou com a presença do diplomata Itay Tagner, do reitor da UCB, prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat, e do fotógrafo autor da exposição. Prestigiaram o evento professores e estudantes de Relações Internacionais da Católica e da Faculdade UniLaSalle/RJ. O grupo de 40 alunos veio do Rio de Janeiro para conhecer o Câmpus da UCB e participar de atividades relacionadas ao curso na Capital Federal.

Reitor da Católica e da UniLaSalle do Rio, o Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat saudou os estudantes das duas instituições. “É uma emoção diferente falar com alunos dos dois lugares. Cito o Papa Francisco: é preciso oportunizar encontros, construir pontes. Não pontes físicas, mas pontes que nos aproximam. Que nós possamos estreitar relações. Vocês estão sendo preparados para serem boas pessoas e bons profissionais para o mundo. Não apenas cidadãos brasileiros, mas também cidadãos do mundo”, disse o reitor.

Foto: Faiara Assis

As imagens da mostra fizeram Menegat recordar de sua visita a Israel. “Há 28 anos estive em muitos lugares retratados por estas fotografias. Foi uma emoção indescritível estar onde começou o Cristianismo”, lembrou.

Para o ministro Itay Tagner, a abertura da exposição acontece em um momento importante para Israel. “Marca os 71 anos de um país jovem, mas com história secular. Ver essas fotos me faz lembrar que uma imagem vale por mil palavras. Odilon foi muito sensível ao mostrar a história de Israel”, declarou o diplomata. O fotógrafo Odilon Frazão agradeceu a oportunidade: “É uma honra apresentar na UCB meu trabalho sobre a Terra Santa. Agradeço a Embaixada de Israel e a Universidade pelo espaço”.

Ápice das relações

Na sequência, no Auditório do Bloco K, o diplomata israelense ministrou a palestra “O Brasil como parceiro estratégico de Israel na América Latina”. Os cerca de 200 estudantes presentes no auditório tiveram a oportunidade de conhecer um breve histórico das relações entre Brasil e Israel.

Para Itay Tagner, o momento foi uma oportunidade para os presentes “pensarem juntos os elementos importantes na relação entre os dois países”. “Estamos no ápice das relações. Há um grande interesse do Brasil por Israel, seja pela Terra Santa [motivação religiosa] ou pela inovação e tecnologia israelense”, complementou.

Foto: Faiara Assis

O diplomata lembrou que seu país é a única democracia do Oriente Médio. “Isso é um fato. Porém, nossa existência é constantemente ameaçada. Temos de investir muito em nossa defesa, e para isso precisamos de educação e de tecnologia. Por isso nos destacamos nessas áreas”, explicou.

Segundo o ministro, o motivo de Israel não ter sofrido com as últimas crises econômicas mundiais é exatamente a vocação do país em inovação e tecnologia. “Não exportamos commodities, não exportamos petróleo. Exportamos soluções e tecnologia, produtos que não ficam à mercê das variações do mercado”, pontuou o diplomata.

Tagner também destacou parcerias entre os dois países, seja na área de defesa, tecnológica ou em missões humanitárias como a de Brumadinho, quando uma equipe israelense foi enviada para ajudar no resgate de vítimas do rompimento da barragem. “Brumadinho serviu para mostrar o quão forte é nossa relação, até mesmo na tragédia”, disse.

Sobre a exposição

Terra sagrada para judeus, cristãos e muçulmanos, Jerusalém atrai a atenção de pessoas de todos os cantos do planeta. Em 4 mil anos de história, a cidade é um precioso museu a céu aberto e um vibrante mosaico da diversidade religiosa, cultural e geográfica da Terra.

Inspirado por essa perspectiva, o fotógrafo e especialista em relações internacionais, Odilon Frazão, captou imagens das memoráveis paisagens, edificações, ruínas, templos, vizinhanças e cotidiano da região. A bordo de um helicóptero, a pé, de carro, trem ou teleférico, ele percorreu mais de 2.000 Km entre Jerusalém, Tel Aviv, Mar Mediterrâneo, Cisjordânia, Deserto da Judeia e Mar Morto. A partir daí, nasceu a exposição “Jerusalém: Um Retrato Aéreo”, que pode ser conferida na Biblioteca Central do Câmpus Taguatinga até o dia 5 de julho.

Por Adson Boaventura

Notícias Recentes

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

UCB_-_SEGURANCA_DENTRO_DO_CAMPUS_TOPO_DE_EMAIL

Orientações sobre segurança dentro do campus da UCB

Please select listing to show.

Falando nisso...