No dia 22 de novembro, a Associação Brasileira de Assistência às Pessoas com Câncer (ABRAPEC), recebeu a visita da União Brasileira de Educação Católica (UBEC), da Universidade Católica de Brasília (UCB) e do Centro Educacional Católica de Brasília (CECB) que entregaram a associação os lenços arrecadados durante ação do Outubro Rosa realizada nas três instituições.
A iniciativa arrecadou 109 lenços, seis cabelos e duas perucas, que beneficiarão mais de 150 mulheres atendidas pela ABRAPEC.
Isadora Lima é uma das colaboradoras do escritório central da UBEC que fez questão de contribuir com a campanha e participou da entrega dos lenços. Ela comentou a emoção de fazer parte da ação: “iniciativas como essa inspiram o trabalho. Me sinto motivada a estar cada vez mais envolvida em ações como essas, que impactam diretamente na vida de outras pessoas”.
Arrecadar solidariedade, oferecer alegria e auto estima. Esse é o objetivo da ABRAPEC, que atualmente beneficia mais de 245 pessoas na luta contra o câncer. A organização oferece apoio psicológico e nutricional, fonoaudiológico, atividades físicas, palestras, oficinas e há ainda doação de medicamentos e cestas básicas.
Maria do Carmo Souza, de 68 anos, se curou de um câncer de mama. Ela destaca a importância da ONG. “Aqui é minha segunda casa. A ABRAPEC dá um suporte muito importante. É a nossa mãezona! Por isso, tudo que chega aqui é bem vindo”, afirma.
A ABRAPEC é mantida pelo apoio das pessoas da comunidade e voluntários. As doações são captadas por uma equipe de telemarketing.
Jussandra da Silva está em tratamento contra o câncer há mais de um ano e comenta o suporte que recebeu na instituição. “Aqui, recebi apoio e recuperei minha autoestima”. Ela também ressalta a importância das doações e lembra o significado de receber o lenço “é uma alegria, porque quando perdemos os cabelos perdemos também a autoestima, e o lenço contribui muito para a recuperação dela”, explica.
Sobre a ABRAPEC
Fundada em 2002 pelo jornalista e radialista Arnaldo Braz, a associação atende pacientes em tratamento com o câncer e familiares, por meio do apoio psicológico e da participação em atividades. Atualmente, a ABRAPEC conta com nove funcionários e com a colaboração de 25 voluntários.