A+
A-

Iniciativa da UCB contribui com projetos arquitetônicos para comunidades do DF

Empresas juniores em geral oferecem serviços mais em conta em comparação ao mercado e, por mais que possam recorrer a esse tipo de organização, muitas pessoas ainda não conseguem custear trabalhos importantes, como projetos arquitetônicos. Uma iniciativa do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Brasília (UCB) oferece esse serviço gratuitamente, junto com projetos urbanísticos e paisagísticos, além de realizar mutirões que atendem a demandas sociais da população do DF. Criado em 2017, o EIXOS conta com apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e já beneficiou comunidades nas regiões do Guará, Recanto das Emas e no Sol Nascente, em Ceilândia.

O EIXOS é o Escritório-Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU) da UCB e, além do viés social, busca integrar atividades de pesquisa e extensão para a melhoria da educação e da formação profissional dos alunos, por meio do contato direto com a população e da experiência teórica e prática como um todo. “O EMAU direciona sua atividade, no âmbito da extensão universitária, à parcela da população que não tem acesso ao trabalho de um arquiteto”, esclarece a coordenadora do projeto e professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCB, Profa. Valéria Andrade Bertolini. Todo o trabalho é realizado sob orientação de docentes do curso.

Desde a sua criação, o EIXOS realiza um levantamento para mapear e definir locais de atuação, buscando os lugares e equipamentos comunitários que necessitem de projetos de intervenção – como escolas, creches, asilos, praças, parques e outras demandas urbanas em áreas carentes. Segundo a professora Valéria Bertolini, as interações com as comunidades envolvidas propiciam também uma troca de saberes e formação mútua entre a população e os alunos.

No âmbito da UCB, o EIXOS também fomenta pesquisas acadêmicas sobre o processo de projetação, materiais e técnicas construtivas, estudos prévios, análises e avaliações de áreas urbanas e terrenos, além de estudar outros temas diversos do campo da Arquitetura e Urbanismo. A fomentação de parcerias, integração com outros projetos de pesquisa e áreas acadêmicas e a elaboração de artigos científicos e outros produtos também fazem parte das atividades desenvolvidas dentro da iniciativa. “Essa interação possibilita atuações diversificadas e uma maior interdisciplinaridade no projeto, além de envolver mais alunos do curso”, conta a professora.

Desde a fundação, o Escritório-Modelo da UCB já desenvolveu três principais projetos: Centro Cultural e Centro Esportivo, em parceria com a Secretaria de Estado de Gestão do Território e Habitação (SEGETH) e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB), para o bairro do Sol Nascente, em Ceilândia; o Projeto da feira dos artesãos, no Guará; e também realiza mutirões em parceria com as entidades sociais FALE e Pró-Vida, no núcleo rural de Vargem da Benção, Recanto das Emas. Para o segundo semestre de 2018, a expectativa é expandir a atuação com trabalhos no Hospital Regional de Ceilândia (HRC) e no Adolescentro de Brasília, além da realização de praças no Guará e a melhoria de uma creche na Estrutural.

Caso tenham alguma necessidade, os interessados podem entrar em contato diretamente com o curso de Arquitetura da UCB, para avaliação da viabilidade da demanda. Mais informações no número (61) 3356-9175.

Unesco

Para potencializar o entendimento de aspectos gerais da profissão de arquiteto, como organização, responsabilidade, gerenciamento e, principalmente, ética profissional, o Escritório-Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU) da UCB segue os quatro postulados éticos estabelecidos pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) e pela União Internacional de Arquitetos para a Educação em Arquitetura e Urbanismo, sendo: garantir qualidade de vida digna para todos os habitantes dos assentamentos humanos, uso tecnológico que respeite as necessidades sociais, culturais e estéticas dos povos, equilíbrio ecológico e desenvolvimento sustentável do ambiente construído e arquitetura valorizada como patrimônio e responsabilidade de todos.

Como participar

Entre outras questões, os estudantes que participarem como voluntários do EIXOS no decorrer da graduação têm direito a horas complementares (podendo ser contabilizados como estágio na disciplina Estágio Obrigatório). Há também a possibilidade de conseguirem bolsas remuneradas, de acordo com a disponibilidade de vagas.

Para participar, os alunos devem estar entre o 4º e o 8º semestre de Arquitetura e Urbanismo na UCB, ter domínio de pelo menos um dos programas entre AUTOCAD, ARQUICAD e/ou REVIT, além de apresentar bom desempenho acadêmico e disponibilidade de tempo. As inscrições são abertas geralmente no início de cada semestre e os aprovados participam de uma segunda etapa de entrevistas para seleção. Mais informações em: www.emau-ucb.jimdo.com.

Notícias Recentes

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

UCB_-_SEGURANCA_DENTRO_DO_CAMPUS_TOPO_DE_EMAIL

Orientações sobre segurança dentro do campus da UCB

Please select listing to show.

Falando nisso...