Com o objetivo de colaborar com a prática dos estudantes do curso de Nutrição da Universidade Católica de Brasília (UCB), foi realizado nos dias 20 e 21 de junho o III Simpósio Nutrição Integrada. Durante o evento, estudantes do 5º e 6º semestre do curso apresentaram o resultado dos trabalhos realizados durante o semestre, por meio do Projeto de Nutrição Integrada (PNI), que visa integrar todas as disciplinas, promovendo uma visão mais ampla da Ciência da Nutrição no contexto da saúde e da qualidade de vida.
Os temas para os estudantes do 5º semestre foram correlacionados a instituições carentes com determinados grupos populacionais. Foram trabalhados os seguintes temas: doença celíaca, crianças com obesidade, mulheres com risco social, síndrome de down e hipertensão em idosos. Os grupos receberam diagnóstico nutricional completo, com atendimento clínico, avaliação nutricional, educação alimentar, materiais educativos e oficinas.
Em uma proposta diferente, os estudantes do 6º semestre produziram documentários e videoaulas sobre temas polêmicos da Nutrição, como contaminação de frutas oleaginosas em feiras e lojas, os agrotóxicos nos alimentos e a questão funcional do colágeno. A atividade também serviu como um preparo para o último semestre, já que os estudantes também desenvolveram um artigo científico nos moldes do TCC.
De acordo com a coordenadora do curso, professora Cristine Savi, esse tipo de iniciativa é essencial. “Tiramos os estudantes da sala de aula para vivenciar a prática de perto. Usamos montagem aleatória para os grupos, e para eles foi um grande desafio trabalhar com pessoas que não tinham costume. Eles aprenderam muito com isso e nós também. Durante as apresentações, vimos o brilho nos olhos dos estudantes contando o que fizeram, a relação deles com as instituições e as pessoas. Foi emocionante e, sem dúvida, farão a diferença na vida profissional e pessoal deles”.
Projeto de Nutrição Integrada
A experiência promovida pelo PNI tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento de habilidades, senso de profissionalismo e competência técnica entre os discentes participantes do projeto, devolvendo à sociedade profissionais mais comprometidos com a sua responsabilidade sobre a saúde humana e os valores éticos exigidos nesse processo.