A+
A-

I Simulação Internacional do Conselho de Segurança da ONU

Dia 17 de novembro, o curso de Relações Internacionais da UCB participou do I Simulado do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), organizado pela Embaixada do Reino dos Países Baixos – Holanda, no Brasil, em parceria com a Universidade Católica de Brasília e a Universidade de Brasília.

O evento aconteceu na Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Brasília, e marcou o início de uma série de eventos que a Embaixada realizará para marcar a participação do Reino dos Países Baixos como membro não-permanente do CSNU durante o ano de 2018.

A simulação teve como propósito prático negociar uma Resolução do Conselho de Segurança direcionada, principalmente, à República Democrática Popular da Coreia, notadamente no que se refere aos testes nucleares realizados por esse país e seu programa nuclear, refletindo a preocupação da comunidade internacional sobre esse preocupante cenário da agenda de segurança internacional.

Contudo, de acordo com a prof.ª e coordenadora do curso, Rosana Tomazini, “o objetivo primordial da simulação foi estimular os estudantes a buscarem o consenso, por meio do exercício da negociação, como forma de alcançar soluções pacíficas para conflitos internacionais. Como estudantes de Relações Internacionais, o diálogo e a diplomacia representam ferramentas fundamentais, que precisam ser aprendidas e aprimoradas, para utilização futura nos postos/mercado de trabalho”.

O curso de Relações Internacionais da UCB participou ativamente com 7 Delegações (14 estudantes), a partir da disciplina de Práticas em Simulações Internacionais, ministrada pelo prof. Fábio Albergaria, e com diversos outros alunos do curso como membros observadores.

O evento foi aberto pelo Embaixador do Reino dos Países Baixos, Han Peters, e contou ainda com a participação do embaixador da Delegação da União Europeia no Brasil, João Cravinho, e do representante adjunto do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) no Brasil, Yves Sassenrath, na entrega das certificações.

O Conselho de Segurança é responsável pelas questões internacionais relacionadas à paz e segurança, além de recomendar a admissão de novos Estados-membros à ONU. Tem 15 países-membros, sendo cinco permanentes e com poder de veto: China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos; e outros 10 membros não permanentes e rotativos.


Notícias Recentes

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

UCB_-_SEGURANCA_DENTRO_DO_CAMPUS_TOPO_DE_EMAIL

Orientações sobre segurança dentro do campus da UCB

Please select listing to show.

Falando nisso...