A Universidade Católica de Brasília (UCB), em parceria com a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), realizou no dia 10 de novembro, no Auditória da ESMPU, o I Colóquio Internacional de Sociologia Fiscal. O evento teve por objetivo debater sobre a questão jurídica tributária como fator social e política na sociedade contemporânea.
O Coordenador do Colóquio e prof. dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Direito da UCB, Maurin Almeida Falcão, explica sobre a importância de trazer esse tema para o debate dentro e fora da Universidade: “Essa é a primeira abordagem nossa sobre a sociologia fiscal. Na Católica de Brasília nós temos no Mestrado em Direito, as disciplinas de Sociologia do Tributo e Economia Política do Tributo, com o intuito de preencher uma lacuna sobre o tema, já que há uma direção completa sobre a questão, digamos, do direito tributário dogmático. Então, essa é uma contribuição que irá trazer um horizonte político e social para a questão tributária”.
A programação contou com a apresentação de painéis sobre “Tributação e Sociologia” e “Tributação, Política e Sociedade”. Os participantes também debateram assuntos como “A sociologia fiscal: balanço e perspectivas”, “Imposto e solidariedade”, “Revoltas fiscais no Brasil: lições para o presente”, entre outros temas.