A solenidade de entrega do título será realizada hoje, no Câmpus Taguatinga
A Universidade Católica de Brasília (UCB) concederá o título de Doutor Honoris Causa à Santa Dulce dos Pobres e ao arcebispo de Brasília, cardeal Dom Sergio da Rocha. Ambos serão agraciados com a honraria pela primeira vez. A solenidade de entrega do título será realizada dia 5 de novembro, às 18h, no Câmpus Taguatinga. A UCB convida toda comunidade acadêmica para participar da sessão solene.
Recentemente canonizada, Santa Dulce dos Pobres receberá o título por seu amor aos mais empobrecidos e pela luta em prol da dignidade humana. Ela será representada na cerimônia pela Irmã Maria do Livramento. Dom Sérgio da Rocha será agraciado por seu ministério episcopal, testemunho profético e dedicação à formação humana e acadêmica.
O reitor da UCB, Jardelino Menegat, explica que a Instituição quer dar destaque especial às pessoas da Igreja que contribuíram e continuam a contribuir com a transformação social, seja por meio do conhecimento e/ou da promoção da pessoa humana.
“Esses dois títulos de Doutor Honoris Causa têm um toque especial, pois os agraciados são pessoas que se distinguem pelo bem prestado à sociedade. Santa Dulce dos Pobres fez um bem imenso para a sociedade baiana, por meio da promoção humana das pessoas desprovidas de bens materiais, e é a primeira santa brasileira. O cardeal Dom Sergio da Rocha tem contribuído na formação acadêmica e humana de muitas pessoas como presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e por meio de seu ministério episcopal, além de contribuir em organismos do Vaticano. Reconhecemos a valorosa contribuição social dessas pessoas, seja pela contribuição local, nacional ou internacional”, declarou Menegat.
O Título
Honoris Causa é uma expressão em latim usada atualmente como um título honorífico, que significa “por causa de honra”. É utilizado quando uma universidade de prestígio deseja conceder um título de honra para uma personalidade de grande destaque ou importância por seu trabalho, virtude ou mérito. Isto é, a pessoa agraciada com o título atingiu um alto nível de reconhecimento profissional e de feitos significativos a ponto de ser considerado grau honorário de doutor. Um doutor honoris causa recebe igual tratamento e privilégios que aqueles que obtêm um doutoramento acadêmico.