A+
A-
DESTAQUEABRAPESP03

Grandes nomes da Psicologia do Esporte estiveram reunidos na UCB

Durante os dias 9, 10 e 11 de novembro, aconteceu, no Câmpus I, da Universidade Católica de Brasília (UCB), a sexta edição do Congresso da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (ABRAPESP). O evento, que é bienal, contou com a participação dos maiores especialistas da área debatendo a situação atual do esporte como um todo, e, especialmente, o futuro dos profissionais após a realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

A programação do VI Congresso incluiu minicursos, palestras, mesas-redondas, troca de experiências, apresentação de pôsteres e conferências. “Foram mais de 200 inscrições neste que foi considerado o maior público reunido para tratar da psicologia do esporte. Contamos com quase todos os psicólogos que trabalharam nas Olimpíadas. Tivemos também profissionais que atuam na área social do esporte e com praticantes de atividades físicas”, frisou a coordenadora-geral do VI Congresso da ABRAPESP, professora Gislane Melo.

Para o presidente da ABRAPESP, Rodrigo Acioli, o congresso foi a oportunidade de congregar os profissionais e estudantes da psicologia do esporte e educação física e demais áreas, como também atualizar, capacitar, e trazer um pouco das experiências de cada um, de várias regiões do Brasil, com as suas práticas.

“Durante muito tempo a psicologia do esporte ficou restrita aos centros Rio de Janeiro – São Paulo, e depois começou a escapar para o Sul. Pouco se conhecia das outras regiões do país. O Congresso da ABRAPESP cria essa possibilidade de entrar em contatos com esses outros estados, então é o momento de congregar, conhecer, aprender muito mais com os demais. O ideal do Congresso é confraternizar e atualizar”, ressaltou Acioli.

Ainda segundo o presidente da ABRAPESP, a psicologia é uma ferramenta de trabalho que tem muito a contribuir para que um atleta consiga ir mais além. “Vale lembrar que esse atleta é um ser humano, que tem problemas como qualquer outro, que também sofre com o peso da cobrança por resultados, então, é preciso um apoio, amparo para que ele dê conta de suportar isso tudo. Nós encontramos atletas de alto rendimento e também nas categorias de base, deprimidos, estressados, com dependências e com transtornos diversos, daí a importância de um acompanhamento do psicólogo do esporte”, disse Acioli.

A estudante de Psicologia, Aline Lobo, uma das inscritas do congresso, ressaltou a importância do evento para a sua formação. “Eu sou formada em Educação Física e sempre trabalhei com o esporte. Temos um leque de oportunidades aqui pensando na minha graduação em psicologia, já que os grandes nomes da área estão todos reunidos nesse evento, e eu, que quero seguir no mesmo caminho, não poderia ficar de fora”, destacou.

A mesa de abertura do Congresso contou com a participação da diretora da Escola de Saúde e Medicina da UCB, professora Aline Cabral Braga de Medeiros; presidente da ABRAPESP, Rodrigo Acioli; presidente do Conselho Regional de Educação Física, Patrick Novaes; vice-presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Ana Sandra e a secretária executiva do Conselho de Educação Física, Desporto e Lazer do Distrito Federal, Déborah Igreja do Prado.

A Associação

A ABRAPESP tem por finalidade zelar e incentivar o crescimento da ciência e da profissão de psicólogo do esporte, como um meio de promover o bem-estar e o desenvolvimento humano por meio do esporte e da atividade física.

 

Notícias Recentes

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

Atletas de alto rendimento passam por testes na Católica 

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

Estudantes de matemática e Ciências realizam atividades práticas

UCB_-_SEGURANCA_DENTRO_DO_CAMPUS_TOPO_DE_EMAIL

Orientações sobre segurança dentro do campus da UCB

Please select listing to show.

Falando nisso...