Para preparar os estudantes que realizarão a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2017 e fomentar a discussão de temas importantes para a formação dos futuros profissionais, o Núcleo de Formação Geral da Universidade Católica de Brasília (UCB) realizou, no dia 28 de setembro, no auditório do Bloco G, o evento “Contemporâneas – Seminário de Formação Geral”, cujo tema foi “Gênero, diversidade e violência”.
Por meio de reflexões e conceitos da realidade brasileira dentro da temática do Seminário, a professora do curso de Serviço Social Juliana Ferreira da Silva destacou a importância da discussão. “Pensar algumas questões que dizem respeito à realidade brasileira, capacitar os estudantes para apresentarem seus conhecimentos no Enade, de forma contextualizada, aplicada à realidade do país, para que eles possam refletir sobre o mundo e o país em que vivemos e também que possam apresentar isso de uma forma bem fundamentada e conceituada na avaliação”.
O egresso do curso de Psicologia da UCB que atua na Polícia Militar desde 2012, Marcelo Porto, falou sobre o trabalho desenvolvido com o programa Policiamento de Prevenção Orientado à Violência Doméstica, em Samambaia. “Esse trabalho em rede tem nos trazido respostas bem importantes para esse fenômeno da violência, que é complexo. Acompanhamos famílias, mulheres em situação de violência, fazemos monitoramento após a violência, acompanhamos também os ofensores. Todo o trâmite de medida protetiva, afastamento do lar, incomunicabilidade, não transitar num perímetro “x” que o juiz especifica, são algumas das nossas atribuições. Esse trabalho é importantíssimo, pois acontece em rede, não se atua sozinho e nem isolado”.
O psicólogo ainda pontuou a relevância da junção entre a academia e o mercado em busca de respostas para a sociedade. “Existem inúmeras variáveis. Nenhum caso é parecido com o outro, cada um tem sua particularidade. Acho imprescindível esse tipo de contato com os estudantes. É um compromisso nosso com a profissão, com a nossa atuação enquanto pessoa que está numa sociedade que dia a dia nos desafia a pensar respostas. A academia não pode fugir disso, temos que ter um pé na academia e outro na sociedade, como diria Paulo Coelho. Essa proposta é muito rica, pois soma diferentes áreas, com diferentes recortes sobre o mesmo tema. Esse somatório importa demais para a nossa sociedade”.
A assessora do Núcleo de Formação Geral, professora Vanildes Gonçalves dos Santos, ressaltou que vários eventos serão realizados antes da prova do Enade. “Agora no mês de setembro, fizemos na semana passada e nesta semana, eventos com a temática de gênero, diversidade e violências, que é um tema emergente da sociedade. No mês de outubro conversaremos sobre política internacional, nacional, e o cenário brasileiro nesse contexto. Em novembro faremos outros dois eventos com a discussão das redes sociais, que também é uma questão que está com vários elementos presentes em nosso dia a dia. Estamos aproveitando essa oportunidade do Enade para discutir temas emergentes, não só para quem irá fazer a prova, mas para toda a comunidade acadêmica que queira fazer uma reflexão profunda sobre temas de destaque que requerem um olhar diferenciado sobre essas questões”.
ENADE
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes será realizado no dia 26 de novembro de 2017. A Portaria Normativa nº 08 de 26/04/2017, DOU 27/04/2017, determina que sejam avaliados pelo Enade 2017 os estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel ou licenciatura nas áreas de:
– Arquitetura e Urbanismo;
– Engenharia Ambiental;
– Engenharia Civil;
– Sistema de Informação;
– Ciência da Computação;
– Ciências Biológicas;
– Filosofia;
– Física
– Letras- Português;
– Matemática;
– Química;
– Educação Física;
– Letras – Inglês;
– Pedagogia.
Que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de:
– Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
– Redes de Computadores;
– Gestão da Tecnologia da Informação.
Para mais informações, acesse: http://www.ucb.br/textos/2/1184/Enade/?slT=8